2ª EDIÇÃO: CURSO GEONATURA

Sistemas de Informação Geográfica para Aplicações Socioambientais

sistemas-de-informacao-geografica-para-aplicacoes-socioambientais

Sistemas de Informação Geográfica: dos dados à tomada de decisão

Quais são as vantagens decorrentes da utilização de informação geográfica no âmbito de aplicações socioambientais? Quais são os sectores da sociedade que beneficiam da utilização de sistemas de informação geográfica (SIG) e quais os são sectores potencialmente empregadores? Qual é o estado atual e as tendências futuras das aplicações de SIG? A resposta a estas e outras questões servem de base para o desenvolvimento de um programa de iniciação aos SIG, desenvolvido no âmbito do projeto Europeu GEONATURA realizado em parceria com as Universidades de Delft (Holanda), Florença (Itália) e de Glasgow (Escócia). No final do curso, os participantes deverão ser capazes de adquirir dados, modelar, analisar e desenvolver uma aplicação de SIG no âmbito de problemas socioambientais.

Este curso tem a duração de 5 dias e é de frequência gratuita. Os 10 melhores alunos receberão uma bolsa para frequentarem a 2ª fase do curso na Universidade de Delft, Países Baixos, entre 15 e 19 de outubro de 2018.

mneto

“A utilização de dados geográficos tem beneficiado do avanço das tecnologias de informação proporcionando nalguns casos a utilização de dados em tempo real recolhidos com sensores que, na maior parte das vezes, até ignoram este facto como é o caso dos utilizadores de smartphones. A natureza espacial dos dados geográficos constitui uma vantagem estratégica e operacional inegável para os decisores compreenderem melhor os problemas com que são confrontados. No entanto, para haver um benefício concreto desta vantagem é necessário conhecer e compreender os SIG, desde a aquisição de dados, até à visualização e comunicação de informação. Quem dominar estas ferramentas, posicionar-se-á em vantagem relativamente à concorrência, tanto ao nível empresarial (por exemplo, através de ganho de eficiência em operações logísticas, encontrar os melhores locais para abrir uma loja, etc.) como individual (por exemplo, na procura de emprego ou na criação de uma empresa). Neste curso iremos proporcionar uma visão abrangente dos SIG e das suas aplicações a temáticas socioambientais. Será desenvolvida uma componente prática com diversos exemplos desenvolvido em software SIG aplicáveis à realidade.”