Detalhe da Disciplina
Curso: Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
Unidade curricular: Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
Código da Unidade curricular: 200015
Tipo de unidade curricular: Obrigatório
Ano do plano de estudos: 1
Semestre: Outono
Número de créditos: 7,5
Docentes:  MARCO OCTÁVIO TRINDADE PAINHO (Docente responsável)
Número de horas de aula por semana: 2
Objectivos da unidade curricular:
Esta unidade curricular constitui uma unidade introdutória ao campo de estudo da Ciência da Informação Geográfica. Estabelece os componentes chave da disciplina e dá particular ênfase à relação entre tecnologia, dados, métodos e organizações. Proporciona uma introdução ao desenvolvimento, à terminologia desta disciplina e aos grandes domínios de aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica. 
Os principais objectivos da unidade curricular são:
 - Fornecer uma ampla descrição do âmbito e natureza do campo de estudo da Ciência da Informação Geográfica.
 - Definir a natureza dos SIG e dos componentes chave da área de estudo da Ciência & SIG.
 - Estabelecer as relações entre a tecnologia, dados, métodos e organizações no uso de Sistemas de Informação Geográfica.
 - Apresentar os principais eixos problemáticos associados ao uso de SIG.
 - Identificar as principais questões relacionadas com o desenho, criação e funcionamento de SIG.
Requisitos de frequência:
Não se aplica
Conteúdo da unidade curricular:
UNIDADE 1- DEFINIÇÃO DO CAMPO DA CIÊNCIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
  1. O que é a Ciência da Informação Geográfica?
  2. A natureza dos Sistemas de Informação Geográfica ? diferentes visões
  3. Os principais domínios do conhecimento ligados à Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
UNIDADE 2. ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
  1. Breve História dos SIG
  2. Principais avanços na Ciência e Tecnologias de Informação Geográfica
  3. Os SIG em Portugal.
UNIDADE 3- COMPONENTES DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
  1. Ontologia e representação
  2. Computação
  3. Conhecimento
  4. Aplicações, instituições e sociedade
  5. Temas de investigação transversais (escala e tempo)
UNIDADE 4- ESPAÇO GEOGRÁFICO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ESPACIAL
  1. Categorias cognitivas como problemas centrais.
  2. Modelação Conceptual versus Investigação empírica
  3. Conhecimento Espacial e Interacção Homem-Computador no contexto dos Sistemas de Informação Geográfica
UNIDADE 5 - FUNDAMENTOS DA REPRESENTAÇÃO ESPACIAL EM SIG
  1. A natureza e o valor da informação geográfica
  2. Diferentes perspectivas na representação dos fenómenos geográficos
  3. Tipos de dados
  4. Estruturas de dados
  5. Relações espaciais
Bibliografia recomendada:
Longley, PA, MF Goodchild, DJ Maguire, and DW Rhind, 2010, Geographic Information Systems and Science. New York: John Wiley & Sons, 3rd Edition.; Apontamentos disponibilizados na intranet do NOVA IMS. / GIS lectures in ISEGI¿s Intranet.; 0; 0; 0
Métodos de ensino:
Componente E-Learning: 
  • Ferramentas síncronas - Sessões síncronas - Professor/Turma; Sessões de videoconferência -Professor/Aluno; Testes de auto-avaliação; Exame Final.
  •  Ferramentas assíncronas ? Fórum de discussão. Acesso a conteúdos da Plataforma.
Componente presencial (que poderá ser substituído por videoconferência):
  • Apresentação e discussão do Projecto Final
Métodos de avaliação:
 - Elaboração de um trabalho teórico sobre um tema à escolha (80%)
 - Final Exame (20%)
Língua de ensino: Português