Detalhe da Disciplina
Curso: Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
Unidade curricular: Geospatial Intelligence
Código da Unidade curricular: 200140
Tipo de unidade curricular: Opcional
Ano do plano de estudos: 1
Semestre: Primavera
Número de créditos: 7,5
Docentes:  Marco Octávio Trindade Painho (Docente responsável)
Número de horas de aula por semana: Não disponível
Objectivos da unidade curricular:
 
Após conclusão do curso com sucesso, os alunos deverão ser capazes de:
  • Descrever as necessidades chave de Geoespacial Intelligence (GEOINT) relacionadas com a vigilância, aquisição de objectivos e navegação;

  • Desenvolver estratégias, metodologias e ferramentas de gestão de informação geográfica, para analisar questões suscitadas pelo uso de informação de GEOINT;

  • Modelar, monitorizar, e simular fenómenos geográficos, estratégicos, militares, demográficos e ambientais em diversos contextos de análise;
  •  
  • Utilizar ferramentas de exploração e metodologias análise para reduzir os níveis de incerteza relacionados com a resolução de problemas de natureza geográfica;

  • Concepção e desenvolvimento de sistemas e tecnologias que atendam às necessidades de informação geográfica dentro de um contexto organizacional;
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  • Criar e implementar estratégias para capturar, utilizar ou incorporar dados geoespaciais e os seus correspondentes metadados;
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  • Avaliar criticamente os potenciais impactos da qualidade dos dados na análise espacial e tomada de decisão num contexto organizacional;
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  • Estar familiarizado com as teorias e protocolos envolvidos na interpretação de imagens de radar, imagens de infravermelhos, imagens multiespectrais, e vídeo em tempo real, bem como, mapas antigos, conjuntos de dados geoespaciais digitais, e novas fontes de dados (ou seja, sistemas de sensores, feeds de redes sociais);

  • Desenvolver o pensamento crítico, a colaboração e a capacidade de comunicação;

  • Preparar e apresentar relatórios de GEOINT, à medida, para suporte à tomada de decisão num leque variado de situações (defesa, segurança, proteção civil, entre outras).
Requisitos de frequência:


Pré-requisitos específicos da certificação em GEOINT

  • Conhecimentos de software SIG.

Requisitos específicos da certificação em GEOINT.

- Conclusão com sucesso das unidades curriculares de:

  • C&SIG;
  • Modelação em SIG;
  • Deteção Remota;
  • Geospatial Intelligence.
Conteúdo da unidade curricular:
  1. Contexto da Geoespacial Intelligence (GEOINT);

  2. Fundamentos da GEOINT;

  3. Análise em GEOINT;

  4. Comunicação e produtos de GEOINT;

  5. Tecnologias e técnicas de GEOINT emergentes.
Bibliografia recomendada:
Heuer, R.J. (1999) Psychology of Intelligence Analysis. Washington, D.C., Center for the Study of Intelligence (available https://www.cia.gov/library/center-for-the-study-of-intelligence/csi-publications/books-and-monographs/psychology-of-intelligence-analysis/)
; Lowenthal, M.M. (2015) Intelligence: From Secrets to Policy (6th Edition). Washington, DC, CQ Press
; NGA (National Geospatial-Intelligence Agency, Office of Geospatial-Intelligence Management (2006) National System for Geospatial Intelligence: Geospatial Intelligence (GEOINT) Basic Doctrine. Washington, DC, National Geospatial-Intelligence Agency Publication No. 1-0 (available at https://www.fas.org/irp/agency/nga/doctrine.pdf)
; NRC (National Research Council) (2007) Successful Response Starts with a Map: Improving Geospatial Support for Disaster Management. Washington, DC, National Academies Press (available at http://www.nap.edu/download.php?record_id=11793)
; Tuathail, G.O., Dalby, S., and Routledge, P. (2003). The Geopolitics Reader (2nd Edition). London, Routledge (available at http://frenndw.files.wordpress.com/2011/03/geopolthe-geopolitics-reader.pdf)
Métodos de ensino:
  • Componente E-Learning:
            - Ferramentas síncronas - Sessões síncronas - Professor/Turma; Sessões de videoconferência - Professor/Aluno; Testes de autoavaliação; Exame Final.
            - Ferramentas assíncronas - Fórum de discussão. Acesso a conteúdos da Plataforma.
  • Componente presencial (que poderá ser substituído por videoconferência):
            - Apresentação e discussão do Projeto Final
Métodos de avaliação:
  • Exame Final (20%)
  • Elaboração de um trabalho sobre um tema à escolha (80%)
Língua de ensino: Português