10 RAZÕES PARA ESTUDAR EM LISBOA

10 razões para estudar em Lisboa

Lisboa é um destino inesquecível para todos os estudantes que querem ter uma experiencia única de vivência universitária, hospitalidade, gastronomia, tradição, história, modernidade, cultura e lazer.

Cidade Cosmopolita Aberta ao Mundo

Lisboa é a porta Atlântica não só da Europa, mas também da África e das Américas. Do Tejo saíram os Descobridores nos séculos XV e XVI que deram "novos mundos ao mundo" (Luís de Camões em "Os Lusíadas"). Desde sempre Lisboa convive com outros povos e culturas o que confere aos seus habitantes um espírito de grande abertura aos estrangeiros, como atestam os múltiplos depoimentos favoráveis daqueles que aqui trabalham ou estudam.

Cidade Verde

Lisboa tem uma rede de postos para abastecimento eléctrico de automóveis e uma rede de pistas cicláveis que interligam zonas residenciais, de serviços e zonas verdes, dedicados a quem pretende deslocar-se de bicicleta*. Além do grande pulmão de Lisboa – Parque Florestal de Monsanto e o Parque da Bela Vista, encontram-se pela cidade vários parques e jardins com interesse histórico, e artístico onde apetece relaxar.

Alojamento e Habitação

Lisboa dispõe de cerca de 72 residências universitárias localizadas preferencialmente no centro da cidade e com acesso fácil aos diferentes pólos universitários espalhados na cidade. Lisboa dispõe ainda de variados hostels, a preços reduzidos e com qualidade, tendo recebido vários prémios internacionais.

* Consulte: http://lisboaciclavel.cm-lisboa.pt

10 razões para estudar em lisboa

Segurança

A segurança é um dos pontos fortes da cidade de Lisboa sendo mesmo considerada a capital mais segura da Europa (Eurostat – relatório de 2010). Lisboa também surge no top das 50 das cidades no que respeita a segurança pessoal (MERCER – Quality of living worldwide city rankings 2011). Portugal apresenta baixos indicadores de criminalidade violenta, sendo avaliado como o 13º país mais seguro do Mundo (Global Peace Index).

Ensino de Excelência

Lisboa oferece aos estudantes uma qualificada rede de universidades públicas e privadas e centros de investigação, mantendo intensa cooperação com instituições de ensino universitário de referência internacional.

Desporto e Clima

Lisboa foi considerada a 23ª Melhor Cidade do Mundo para Viver pela revista Monocle (Julho/Agosto 2011). O sol brilha 239 dias no ano! Lisboa tem um clima mediterrânico e uma luminosidade única. É uma cidade com uma oferta muito diversificada de bares e restaurantes dotados de uma excelente gastronomia. O facto de Lisboa ser a Capital mais solarenga da Europa, é uma oportunidade para a prática de diversos desportos como por exemplo jogging, BTT, caminhadas, golfe, equitação, futebol ou skate. A proximidade do rio Tejo e do mar permitem ainda a prática do remo, canoagem, vela, surf e kitesurf. Duas das mais espectaculares frentes de mar da Europa situam-se no Guincho (a 25 min.) e na Ericeira (a 35 min.), sendo esta última a maior reserva de surf da Europa.

Lazer e Diversão

Lisboa é uma cidade onde durante todo o ano acontecem eventos variados, muitos deles com notoriedade internacional (o Rock in Rio, a Volvo Ocean Race ou The Tall Ships Races visitaram Lisboa em 2012). Ao longo do rio Tejo (zona ribeirinha) são inúmeros e diversificados os locais para jantar, tomar uma bebida ou dançar, como por exemplo nas Docas - Alcântara.

Custo de Vida

Lisboa é das cidades mais baratas da União Europeia – ocupa respetivamente o 2º e 6º lugar entre 35 cidades que compõem o ranking elaborado pela Cushman & Wakefield nos anos de 2010 e 2011.

Multiculturalismo e Hospitalidade

Os Lisboetas são afáveis e espontâneos, 42% falam duas línguas estrangeiras e pelo menos 23% falam três línguas. Os idiomas mais falados são o inglês, francês e espanhol. Na cidade de Lisboa coexistem pacificamente numerosas comunidades oriundas do Brasil, Cabo Verde, Angola, Ucrânia, Índia, e China, entre outras.

Cultura e Criatividade

A história perpassa a cada esquina quando passeamos na antiga Lisboa – bairros da Baixa, Alfama e Castelo. À noite facilmente se encontram locais típicos onde pode ouvir Fado, canção nostálgica de Lisboa, reconhecido em 2011 pela UNESCO como património imaterial da Humanidade. A cidade de Lisboa tem uma oferta variada de equipamentos culturais, lojas, locais de boémia e de lazer com forte ligação aos bairros tradicionais. Lisboa é uma verdadeira cidade criativa com uma enorme variedade de eventos culturais, e mais de 75 museus e galerias.

Fonte: www.studyinlisbon.pt/10-razoes