SEMESTRE PRÉ-UNIVERSITÁRIO

Semestre Pré-Universitário

Como funciona?

O Semestre Pré-Universitário tem a duração de 6 meses e precede sempre a inscrição num curso de Licenciatura da NOVA IMS. É um programa multidisciplinar, desenhado para estudantes Não-Europeus que tenham terminado o ensino secundário, tendo como objetivo nivelar os conhecimentos técnicos e fornecer competências linguísticas necessárias à prossecução dos estudos na NOVA IMS. No final desse semestre, é garantida a admissão dos alunos bem-sucedidos nos cursos de licenciatura da NOVA IMS.

Estrutura

O programa é constituído por um conjunto de disciplinas de 5 Escolas da NOVA. Cada aluno deve selecionar disciplinas de pelo menos três unidades de ensino distintas. Para além destas, é obrigatória a realização da componente linguística:

• Língua inglesa obrigatória, exceto para candidatos que certifiquem fluência suficiente (1 hora por dia);
  • Língua portuguesa obrigatória, exceto para candidatos que certifiquem fluência suficiente (1 hora por dia).
Estrutura do Semestre Pré-Universitário
Estudantes devem escolher 4 disciplinas optativas
Disciplinas disponíveis Unidade de Ensino Tipologia
Inglês   Obrigatória para quem não certifique fluência suficiente
Português   Obrigatória para quem não certifique fluência suficiente
Mathematics Faculdade de Ciências e Tecnologia
(FCT NOVA)
Optativa*
Introdução à
Empresa (PT)
Principles of Microeconomics (EN)
Nova School of Business and Economics (Nova SBE) Optativa
Teorias da Democracia (PT)
European Studies (EN)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) Optativa
Sistemas Jurídicos Comparados (PT)
Fundamental Rights (EN)
Faculdade de Direito (FDUNL) Optativa
Informação na Sociedade
Contemporânea (PT)
Theory and Practice of
Information Systems (EN)
NOVA Information Management School (NOVA IMS) Optativa

PT = Português; EN = Inglês

* Disciplina, oferecida em Inglês, que nivela o conhecimento dos alunos para que possam aceder aos cursos introdutórios de
Cálculo no primeiro ano universitário.