Conteúdos Programáticos

Módulo: Big Data: Definição e Valor

Objetivos

  • Apresentação de (Big) Data Analytics e da importância da gestão da informação para modelos de
    negócio bem-sucedidos.

Conteúdo

  • Definição de Big Data;
  • Perspetiva Histórica;
  • O Valor Económico de Big Data;
  • Exemplos de fontes de dados e sua importância.

Recursos Pedagógicos

  • Big Data: The Management Revolution, Andrew McAfeeErik Brynjolfsson. Harvard Business Review.
  • CMOs and CIOs Need to Get Along to Make Big Data Work, Matt ArikerJesko Perrey. Harvard Business Review.

Módulo: Tecnologias e Métodos de Big Data

Objetivos

  • Apresentação do contexto tecnológico e principais componentes: Hadoop , map/reduce. Introdução ao HIVE e PIG.

Conteúdo

  • As novas tecnologias de base para Big Data (Hadoop, Spark e outras);
  • As novas arquiteturas de sistemas de informação para Big Data;
  • Big Data e a evolução dos métodos analíticos.

Recursos Pedagógicos

White, Tom E. Hadoop : The Definitive Guide (4th Edition). O'Reilly Media, 2015.

Módulo: Processos e Pessoas

Objetivos

  • Apresentação do processo analítico e dos principais perfis analíticos.

Conteúdo

  • Os novos perfis e competências para Big Data (Data Scientist, Chief Data officer);
  • Os novos processos para tirar proveito de Big Data (Knowledge Discovery in Databases);
  • O impacto de Big Data na Gestão da Informação como um ativo - Big Data Data Governance.

Recursos Pedagógicos

Baesens, Bart. Analytics In A Big Data World. 1st ed. Wiley. 2014.

Módulo: Adoção e Casos de Estudos

Objetivos

  • Apresentação de casos de estudo de Big Data.

Conteúdo

  • Maturidade na utilização de Big Data;
  • Casos de uso de Big Data;
  • Estratégias para a utilização de Big Data.

Recursos Pedagógicos

How the Big Data Explosion Has Changed Decision Making, Michael Schrage. Harvard Business Review.

Módulo: O Papel de Big Data na Inovação

Objetivos

  • Apresentação e definição de processos de negócio baseados em big data analytics.

Conteúdo

  • Melhoria do relacionamento com o Cliente;
  • Melhoria do processo de suporte à decisão;
  • Novos Processos de Negócio;
  • Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços.

Recursos Pedagógicos

How Big Data Is Changing Disruptive Innovation, Maxwell Wessel. Harvard Business Review.

Módulo: Big Data e Segurança e Ética

Objetivos

  • Principais considerações na segurança e privacidade dos dados.

Conteúdo

  • Segurança da informação no enquadramento de Big Data;
  • Big Data e ética na utilização da informação;
  • Regulamentação existente para Big Data.

Recursos Pedagógicos

Privacy in the Age of Big Data. A Time for Big Decisions. Omer Tene and Jules Polonetsky. Stanford Law Review.