Curso:
Licenciatura em Gestão de Informação
Unidade curricular:
Governança e Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação
Semestre:
Outono
Número de créditos:
5,0
Número de horas de aula por semana:
4.5
Objetivos da unidade curricular:
Descrição A disciplina realiza uma Introdução à Ciência, Gestão e Engenharia dos Serviços de Sistemas de Informação, mediante a apresentação das melhores práticas de Tecnologias de Informação (TI) utilizadas mundialmente.
É pretendido pôr em perspetiva os conceitos relacionados com a governação e gestão de TI, alinhados estrategicamente às necessidades empresariais, através de uma visão geral das mais conceituadas "frameworks" e boas práticas de gestão/governança de TI, utilizando técnicas de gestão como planeamento, liderança, gestão de equipas, organização e gestão da mudança.
Através de casos de estudo será possível entender os cenários propícios para o uso das melhores práticas de gestão e governança de TI em situações reais, ambientes regulados por normas governamentais específicas para TI e a importância da utilização de processos integrados (framework) internacionalmente reconhecidos para a Gestão de Serviços de TI: ITIL 2011 Edition.
Objectivos No final do curso os alunos deverão ser capazes de:
- Discutir criticamente as principais noções e conceitos relacionados IT Governance e IT Management;
- Tomar as opções corretas na adoção das melhores práticas de Gestão/Governação de TI para solucionar os diferentes desafios profissionais;
- Entender e identificar os diferentes processos da Gestão de Serviços de TI baseados em ITIL (Information Technology Infrastructure Library);
- Estar apto para posteriormente (optativo), realizar o exame de certificação internacional em "ITIL 2011 Foundation Certificate in IT Service Management", acreditado pelo "APM Group International" (APMG-International) e reconhecido pelo "United Kingdom Cabinet Office" como parte integrante do "UK Government's portfolio of Best Management Practice"
Requisitos de frequência:
Domínio da língua Inglesa.
Língua de ensino:
Português. Em caso de existirem alunos ou professores estrangeiros, as aulas serão dadas em Inglês.