Detalhe da Disciplina
Curso: Pós-Graduação em Sistemas Estatísticos
Unidade curricular: Amostragem e Estimação
Código da Unidade curricular: 400015
Tipo de unidade curricular: Opcional
Ano do plano de estudos: 1
Semestre: Outono
Número de créditos: 6,0
Docentes:  JOSÉ ANTÓNIO DE ALMEIDA PINHEIRO (Docente responsável)
Número de horas de aula por semana: Não disponível
Objectivos da unidade curricular:
Esta disciplina tem por objectivo proporcionar aos alunos conhecimentos sobre métodos de sondagem, sendo dado particular destaque para a amostragem probabilística.
São abordados os principais desenhos amostrais: sondagem aleatória simples, sondagem estratificada, sondagem por conglomerados e sondagem em duas etapas.
São abordados os processos de selecção com probabilidades iguais e desiguais, com particular destaque para a selecção com probabilidades proporcionais à dimensão.
É igualmente efectuada uma introdução à estimação de rácios e estimação em domínios bem como ao uso de informação auxiliar. Com este curso os alunos deverão ser capazes de desenhar uma amostra adequada a um qualquer problema de recolha de dados, dimensionar a amostra, escolher estimadores adequados e produzir medidas de precisão da estimação.
Através de um trabalho de investigação os alunos deverão ainda aprofundar os seus conhecimentos sobre as metodologias de sondagem.
Requisitos de frequência:
Conhecimentos de estatística (recomendado)
Conteúdo da unidade curricular:
  1. Introdução às sondagens
  2. Sondagem aleatória simples
  3. Sondagem aleatória estratificada
  4. Pós-estratificação
  5. Sondagens complexas: Sondagem em conglomerados;Sondagem em duas etapas
  6. Estimação de rácios e estudo de subpopulações
  7. Utilização de informação auxiliar
Bibliografia recomendada:
Barnet, V. (2002). Sample Survey - Principles & Methods. London, Arnold; Cochran, W. (1977). Sampling Techniques. New York, Wiley.; Dussaix, A.-M. and J.-M. Grosbras (1992). Exercices de Sondages. Paris, Economica.; Grosbras, J.-M. (1987). Methodes Statistiques des Sondages. Paris, Economica.; Särndal, C.-E., B. Swensson. J. Wretman (1992). Mo
Métodos de ensino:
A disciplina baseia-se em aulas teórico-práticas. A parte prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual fora das aulas.
Métodos de avaliação:
Teste intermédio. Exame final. Participação nas aulas.
Língua de ensino: Português/Inglês