|
|
PLANO DE ESTUDOS
 
Plano de Estudos

A duração normal do programa de Doutoramento é de, no mínimo 6 semestres curriculares em regime de tempo integral, sendo desejável que não exceda o prazo de quatro anos.

A componente curricular decorre nos três primeiros semestres, correspondendo a 40 unidades de crédito (ECTS) que se distribuem entre unidades curriculares obrigatórias (25 ECTS) e optativas (15 ECTS). As unidades curriculares de opção livre (optativas) podem ser efetuadas no âmbito das disciplinas de Mestrado oferecidas pelo Instituto ou em instituições nacionais ou estrangeiras. A conclusão da componente curricular confere um Diploma de Estudos Avançados na respetiva especialidade.

1º Ano

Unidade Curricular Docente(s) ECTS
Seminário de Investigação I Fernando Bação 7,5
Seminário de Investigação II Cristina Marreiros 7,5
Opção I - 7,5
Opção II - 7,5

2º Ano

Unidade Curricular Docente(s) ECTS
Seminário de Investigação III Marco Painho 10

3º Ano

Unidade Curricular Docente(s) ECTS
Tese - 140

Seminário I

Introdução às áreas de investigação da NOVA IMS através de apresentações por parte dos investigadores/docentes da NOVA IMS e respetivas áreas de investigação. Introdução às principais metodologias de investigação, na área da Gestão de Informação. O aluno deve iniciar a definição do seu tema de trabalho, a revisão bibliográfica e apresentar uma proposta preliminar de trabalho de tese.

Seminário II

Visa a continuação do trabalho de Seminário I com maior ênfase nas questões metodológicas e na preparação da Proposta do Plano de Trabalhos de Doutoramento. Nesta disciplina, o aluno deve efetuar uma revisão bibliográfica exaustiva e avançada, elegendo, com detalhe, as metodologias que vai utilizar no trabalho da tese. Nesta fase deverá ser definido o orientador de tese.

Seminário III

Tem como principal objetivo introduzir o aluno ao trabalho de publicação científica. Funciona com apresentações periódicas dos alunos e deve terminar com a produção de uma primeira publicação com referee ou a apresentação de resultados preliminares do trabalho na tese numa conferência internacional com referee.