|
|
GESTÃO DE INFORMAÇÃO
 
Licenciatura em Gestão de Informação
 

Na sociedade atual os negócios são cada vez mais complexos. As empresas lidam diariamente com um enorme volume de dados, gerados por inúmeras fontes. Esta realidade provoca uma elevada procura por profissionais com competências na área da gestão de informação, que sejam capazes de utilizar as mais modernas técnicas e ferramentas analíticas para suportar a tomada de decisão.

A licenciatura em Gestão de Informação visa a formação de profissionais com fortes competências analíticas, capazes de recolher, organizar e analisar a informação das organizações, traduzindo-a num recurso estratégico que lhes permite inovar, desenvolver vantagens competitivas e prever novas tendências de mercado.

A natureza multidisciplinar deste curso está ajustada às exigências do mercado de trabalho nacional e internacional. A escassez de profissionais nesta área é significativa em Portugal, mas também a nível internacional. Para que se tenha uma noção do potencial desta profissão, as previsões do The McKinsey Global Institute indicam que só nos EUA exista, em 2018, uma escassez de cerca de 200.000 especialistas na área de gestão de informação, bem como de 1,5 milhões de gestores e analistas com competências nesta área.

Apelidada como a profissão mais sexy do século pela revista americana Forbes, esta formação multidisciplinar em Gestão de Informação, que a Sociedade da Informação e do Conhecimento fez emergir, permite uma rápida integração dos nossos alunos na estrutura de gestão das organizações dos mais variados setores de atividade.

 

Testemunhos

Filipa Rodrigues | Técnica Superior de Estatística no Banco de Portugal | 23 anos

Quando recordo o meu percurso na NOVA IMS, faço-o com enorme saudade e orgulho. A NOVA IMS, ao enfatizar a importância de aliar a componente de negócio à componente tecnológica, permitiu-me adquirir o know-how e preparação para atingir o sucesso naquele que é, atualmente, um mercado de trabalho extremamente competitivo. A NOVA IMS incutiu-me uma mentalidade orientada pela exigência e rigor, proporcionando-me, ainda assim, um percurso académico fantástico e repleto de boas memórias, como são os amigos conquistados. Entre estes encontram-se os inúmeros professores, fundamentais para o sucesso desta aprendizagem!

Tiago Marques | Consultor de Business Intelligence na Novabase | 24 anos

Com a conclusão do Ensino Secundário, surgem decisões inevitáveis e importantes, que afetam a concretização dos nossos sonhos e objetivos no âmbito profissional. Após alguma pesquisa encontrei a NOVA IMS, na Universidade Nova de Lisboa, onde estavam reunidas todas as condições necessárias para o sucesso do meu ingresso no mercado de trabalho, uma faculdade de enorme prestígio em termos empresariais com um curso que conseguia aliar duas áreas: a gestão e as tecnologias.
Hoje, tenho a certeza de que não poderia ter feito a melhor escolha! A forte componente prática, a cultura de excelência, inovação e exigência prepararam-me para o mundo profissional altamente competitivo, dotando-me de todas as capacidades que necessito para ser bem-sucedido. Existe uma frase de Aristóteles que para mim sempre representou a NOVA IMS, “Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência, portanto, não é um ato, mas sim um hábito”.