main content

pagetop

header

slides

principal

breadcrumbs

 
|
MENSAGEM DO DIRETOR
 

conteudo

Mensagem do Diretor
pedro-saraiva

NOVA IMS: "From Data to Value!"

Em 2019 celebram-se 30 anos de experiência e sucesso acumulados da NOVA Information Management School (NOVA IMS) na conversão de dados em valor. A NOVA IMS é a escola de gestão de informação da Universidade Nova de Lisboa, com competências reconhecidas a nível nacional e internacional em “data science and analytics” e “information systems”.

A NOVA IMS é uma escola de excelência nestes domínios, nas suas diferentes vertentes dimensões.

No que respeita ao ensino, contamos com cerca de 1700 alunos, provenientes de 70 países, seja ao nível de licenciaturas, mestrados ou pós-graduações. Aqui se formam profissionais de elevada qualidade, dotados de conhecimentos e competências que representam o “estado da arte”. Os nossos cursos encontram-se devidamente acreditados e lideram múltiplos rankings internacionais. Praticamos uma abordagem pedagógica assente em boas práticas, ensino personalizado e fácil acesso dos alunos aos docentes, complementada com um vasto leque de serviços de apoio, de reconhecida qualidade. Tudo isto contribui decisivamente para a lealdade dos nossos alunos, que não só recomendam a NOVA IMS a colegas como aqui regressam para aprofundar conhecimentos, bem como pelos elevados níveis de empregabilidade (na casa dos 100%) que reforçam a qualidade que conseguimos assegurar.

Em termos de investigação, os docentes da NOVA IMS trabalham na “crista da onda” da produção científica, com cadências notáveis de publicação de artigos nas melhores revistas da especialidade (cerca de 100 por ano em revistas indexadas). O nosso centro de investigação (MAGIC) tem obtido elevados níveis de qualidade nas avaliações efetuadas por peritos internacionais, e o programa de Doutoramento da NOVA IMS é altamente conceituado. Mas é também ao nível dos mestrados ou mesmo das licenciaturas que vemos, com orgulho, os nossos alunos envolvidos em atividades de investigação.

No que se refere à “terceira missão”, nomeadamente no respeita a atividades de inovação, interação com o exterior e desenvolvimento de projetos de transferência de tecnologia, também a NOVA IMS conta, desde a sua génese com um vasto conjunto de entidades com que se relaciona e projetos que concretiza, ocupando neste contexto a associação ADNOVA IMS um importante papel.

Todas estas atividades são desenvolvidas em ambientes de forte internacionalização, em que a NOVA IMS estabelece parcerias com outras escolas de referência. Com orgulho, faz parte do grupo restrito de membros da rede de escolas líder no mundo que integram a iSchools, organização internacional, que reúne as universidades líderes na investigação e ensino em ciências da informação.

Como se pode ver, na NOVA IMS, a meritocracia e qualidade de tudo aquilo que fazemos é levada muito a sério. Possuímos um Sistema de Gestão da Qualidade certificado de acordo com a norma ISO 9001, os nossos cursos encontram-se acreditados nacional e internacionalmente, e cinco dos Mestrados e Pós-Graduações da NOVA IMS têm sido classificados pela Eduniversal, agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo, em posições de clara liderança.

Os desenvolvimentos registados recentemente e que vão marcar as próximas décadas, centrados na digitalização, “big data”, inteligência artificial, “data science” ou indústria 4.0, para citar apenas alguns, fazem-nos acreditar ainda mais num grande futuro da NOVA IMS, solidamente suportado em três décadas de sucesso alcançado mas que se pretende projetar agora para este futuro cheio de oportunidades para quem, como é o caso da NOVA IMS, sempre se dedicou e dedica à conversão de dados em valor.

Este sucesso decorre e vai continuar a fazer-se centrado em pessoas. São os excelentes alunos, docentes, investigadores, colaboradores e parceiros que fazem da comunidade NOVA IMS aquilo que ela já representa e vai ser capaz de construir nos próximos anos.

Venham conhecer ou fazer parte da mesma comunidade NOVA IMS, sempre de portas abertas para aceitar novos desafios. Pela via considerada mais adequada, não hesitem em contactar- nos na certeza de que aqui serão sempre bem-vindos, acolhidos e recebidos!

footer