|
NOTICIAS
 
SMART CITIES TOUR 2017
 SMART CITIES TOUR 2017

Qual o estado da arte das cidades inteligentes em Portugal? Foi com esta questão que se deu início ao Smart Cities Tour 2017. Até Maio, um ciclo de cinco workshops temáticos terá lugar em vários municípios do país, com o objetivo de conhecer os principais desafios e os projetos que estão a acontecer nas diferentes regiões do país.

Portimão foi a cidade escolhida para o pontapé de partida desta iniciativa que se inicia hoje.

Depois de Portimão, onde será debatido o tema da “Governação”, é a vez de Évora, com um workshop dedicado à “Energia”; Cascais, com o tema “Sociedade e Qualidade de Vida”; Viseu, abordando a “Mobilidade”, e, por fim, Vila Nova de Gaia, onde o debate incidirá sobre a “Economia e Inovação”. 

Com organização da Secção de Municípios Cidades Inteligentes da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e em parceria com a iniciativa NOVA Cidade, da NOVA IMS, este tour vai visar alguns dos temas mais pertinentes no âmbito das cidades inteligentes – Governação, Energia, Sociedade e Qualidade de Vida, Economia e Inovação, e Mobilidade, contando, para isso, com a participação das empresas e da academia.

Cada um dos workshops terminará com uma sessão de ideação, envolvendo todos os participantes no desenho de um roadmap temático com o objectivo de construir soluções concretas para mudar o paradigma das cidades portuguesas no caminho para uma verdadeira cultura de inteligência urbana. Os resultados finais dos workshops vão ser apresentados em Junho, durante a conferência internacional ZOOM Smart Cities 2017.

“Os municípios enfrentam hoje desafios de nova geração. Não se trata apenas de fazer obras, mas de garantir qualidade de vida, eficiência, economia e sustentabilidade. A partilha de conhecimentos e de experiências práticas é indispensável a uma resposta a estes novos reptos”, afirma António Almeida Henriques, responsável pela Secção de Municípios “Cidades Inteligentes” e presidente da câmara municipal de Viseu.

Para Miguel de Castro Neto, subdirector da NOVA IMS e coordenador da iniciativa NOVA Cidade, “o intuito destas sessões de ideação é exactamente lançar o debate entre aqueles que melhor conhecem o território, porque estão mais perto dos cidadãos, das suas preocupações e dos seus problemas, para que seja possível tirar melhor partido das capacidades de gestão, de inovação e de inteligência coletiva existentes nas cidades portuguesas”.

O Smart Cities Tour 2017 conta com o apoio da PT e da revista Smart Cities enquanto media partner.