"Como antecipar o insucesso escolar no secundário” Projeto por Tiago Oliveira

“Como antecipar o insucesso escolar no secundário”

Projeto Liderado por Tiago Oliveira, Subdiretor da NOVA IMS, com participação de investigadores da NOVA IMS e financiado pela FCT vai permitir ao professor prever as dificuldades dos alunos e agir por antecipação.

Daqui a três anos vai ser possível atacar o problema do insucesso escolar no ensino secundário com base científica. Esse é o objetivo do projeto “Compreender os determinantes do desempenho académico: evidências do sistema de ensino secundário Português”, liderado por Tiago Oliveira e do qual fazem parte Luísa Loura (DGEEC), Frederico Cruz Jesus (NOVA IMS), Mauro Castelli (NOVA IMS) e Joana Duarte (DGEEC).

“Se o professor conhecer a priori as probabilidade de insucesso do aluno pode atuar e corrigi-las, evitando o mal maior, que é o insucesso e, no limite, o abandono ”, explicou o investigador ao Jornal Económico na notícia que hoje partilhamos aqui.

Estes projetos no âmbito da Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública - 2018 são desenvolvidos integrados no eixo 5- Investigação do Programa INCoDe.2030 - Iniciativa Nacional de Competências Digitais e.2030 e foram apresentados esta quarta-feira, dia 24 de outubro, pelo ministro da Ciência, tecnologias e Ensino Superior, Manuel Heitor, e pela ministra da Presidência e Modernização administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.