|
QUEM SOMOS
 
Quem Somos

A NOVA Information Management School (NOVA IMS) é a escola de Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa. Este instituto foi criado em 1989 como resposta à escassez de quadros superiores especialistas na gestão de informação, e à necessidade crescente de utilização das novas tecnologias de informação.

Hoje a NOVA IMS proporciona educação de elevado nível a mais de 1000 alunos, entre licenciaturas, pós-graduações e mestrados.

A estratégia da NOVA IMS no médio prazo centra-se no desenvolvimento e expansão dos projetos académicos e científicos em curso, mantendo simultaneamente os seus valores e linhas de orientação estratégica. O conjunto de componentes estratégicos referentes a objetivos de médio prazo é bastante vasto e combina a excelência do ensino, aprendizagem e investigação, o reforço das parcerias com a sociedade e o mundo empresarial, a melhoria da qualidade dos estudantes à entrada dos nossos cursos, a criação de um ambiente de trabalho adequado e motivador para os colaboradores e, continuar uma política de melhoramento da gestão da NOVA IMS.

A estratégia de médio prazo da NOVA IMS está alicerçada em seis componentes:

  • Excelência no ensino e aprendizagem

A NOVA IMS continuará a oferecer programas de elevada qualidade em termos dos conteúdos, corpo docente e ambiente de aprendizagem. Estimulamos a inovação e apoiamos as iniciativas com vista à satisfação do mercado, nomeadamente, os projetos de ensino ao longo da vida e de e-learning. Neste objetivo estão incluídos a melhoria do desempenho do corpo docente bem como a avaliação de cursos pelos estudantes, uma prática aliás regular desde o início de funcionamento da NOVA IMS. Em termos do ambiente de aprendizagem pretendemos promover a participação dos estudantes em projetos de investigação e em programas internacionais de intercâmbio. A expansão das atuais instalações da NOVA IMS é um elemento indispensável ao cumprimento das metas definidas acima.

  • Excelência na investigação

Em termos de investigação a NOVA IMS pretende aumentar o número de investigadores de qualidade, associados e permanentes, no seu centro de investigação. Este objetivo será atingido através do alargamento do Programa de Doutoramento e de incentivos que estimulem a excelência da investigação. Estas duas iniciativas contribuirão para o aumento da visibilidade da investigação produzida em publicações científicas internacionais reconhecidas. O centro de investigação procurará aumentar o retorno financeiro dos contratos de investigação e desenvolvimento.

  • Promoção de parcerias

A NOVA IMS procurará, de forma equilibrada e sustentada, aumentar a participação de empresas na AD NOVA IMS, nomeadamente entre os produtores de software na área dos sistemas de informação. Outras parcerias com instituições similares e complementares estão em desenvolvimento em linhas de ação relacionadas com projetos de investigação e programas de pós-graduação conjuntos, sobretudo no seio da União Europeia e dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

  • Melhoria da qualidade dos estudantes à entrada

Aumentar a qualidade dos estudantes à entrada nos cursos de primeiro ciclo (licenciatura) e segundo ciclo (pós-graduação e mestrado) é fundamental para garantir a viabilidade dos cursos de uma forma competitiva. Esta meta será atingida através da implementação e melhoria do plano de marketing. O objetivo é sistematicamente aumentar o número e a qualidade dos candidatos nos próximos 3 anos.

  • Aumentar a motivação e qualidade profissional dos colaboradores

A NOVA IMS pretende manter um ambiente de trabalho que reconheça, encoraje e premeie a qualidade do trabalho, a flexibilidade e o empenho com a instituição em que trabalham. Para isso a NOVA IMS criou um conjunto de oportunidades de formação e incentivos para todos os colaboradores.

  • Transparência e eficácia na gestão

A NOVA IMS está empenhada na promoção de um uso eficiente dos recursos disponíveis bem como na manutenção de elevados níveis de responsabilização da gestão. A NOVA IMS publicará na imprensa diária os resultados da revisão externa das suas contas. A NOVA IMS continuará a desenvolver o seu sistema integrado de gestão documental para todos os setores da instituição. Em simultâneo a NOVA IMS procurará a certificação de qualidade dos seus serviços administrativos incluindo os serviços de informática, financeiros, académicos e de documentação. A NOVA IMS Online ir-se-á expandir permitindo também o seu acesso pelos órgãos de gestão.