QUALIDADE DO ENSINO (SGQE)

Qualidade do Ensino

A partir do ano letivo 2018/2019, o Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino (SGQE) da Universidade NOVA de Lisboa será substituído pelo Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da NOVA (NOVA SIMAQ) o qual, para além de abranger o domínio Ensino e Aprendizagem, irá incidir sobre mais três domínios: Investigação e Desenvolvimento, Colaboração Interinstitucional e com a Comunidade, e Internacionalização.

SGQE – Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino

A NOVA IMS integra o SGQE desde 2011/2012, o qual compreende um conjunto de organismos, procedimentos e instrumentos de avaliação, gestão e melhoria da qualidade pedagógica que garantem uma monitorização dos processos de ensino e aprendizagem. O Conselho Pedagógico é responsável pela auditoria interna do sistema. Toda a comunidade académica da NOVA IMS pode consultar informação detalhada sobre o funcionamento e resultados do SGQE na plataforma Moodle, incluindo a composição dos órgãos locais, resultados dos inquéritos aos estudantes e Relatórios da NOVA IMS.

Composição dos Órgãos

• Comissão da Qualidade do Ensino da NOVA IMS
    • Um membro externo à NOVA IMS, que deverá presidir;
    • Responsável pelo SQGE da NOVA IMS;
    • Dois representantes dos docentes;
    • Dois representantes dos estudantes.
  • Responsável pelo SQGE da NOVA IMS: Ana Cristina Costa.
  • Comissão de Ciclo de Estudos - 1º Ciclo
    • Diretor do ciclo de estudos, que deverá presidir;
    • Docente da área de Métodos Quantitativos;
    • Docente da área de Sistemas e Tecnologias de Informação;
    • Dois representantes dos estudantes.
  • Comissão de Ciclo de Estudos - 2º Ciclo
    • Diretor do ciclo de estudos, que deverá presidir;
    • Um docente da área de cada especialização, ou dois docentes sempre que não haja especializações;
    • Dois representantes dos estudantes; exeto no mestrado em Tecnologias Geoespaciais que não inclui estudantes.

Competências dos Órgãos

• Comissão da Qualidade do Ensino da NOVA IMS
    • Elaborar e aprovar o relatório anual sobre o funcionamento do SQGE e a qualidade do ensino (Relatório da
      Unidade Orgânica);
    • Aprovar as questões a serem incluídas na documentação de base de monitorização dos ciclos de estudo e de
      avaliação das UC, de acordo com necessidades específicas da NOVA IMS.
  • Responsável pelo SQGE da NOVA IMS
    • Ligação com a Reitoria;
    • Ligação com os demais órgãos da NOVA IMS;
    • Garantir a articulação entre o SQGE e outros mecanismos institucionais de avaliação, nomeadamente, do
      desempenho dos docentes e dos serviços.
  • Comissão de Ciclo de Estudos
    • Elaborar e aprovar o relatório anual de monitorização do ciclo de estudos.

Processos

• Avaliação da UC
    • Cada UC deverá ser avaliada após a sua conclusão;
    • Preenchimento dos Questionários de Avaliação das UCS pelos alunos;
    • Elaboração dos Relatórios dos Responsáveis e Docentes;
    • De acordo com as circunstâncias podem ser implementados outros instrumentos.
  • Monitorização do Ciclo de Estudos
    • Reuniões entre o Diretor do Ciclo de Estudos e os docentes;
    • Reuniões entre o Diretor do Ciclo de Estudos e os representantes dos alunos;
    • Análise dos Questionários de Avaliação das UC (Alunos);
    • Análise dos Relatórios dos Responsáveis e Docentes;
    • Elaboração do Relatório de monitorização do ciclo de estudos no final de cada ano letivo.

Produtos

• Questionários de Avaliação das UC (Alunos);
  • Relatórios das UC (Responsáveis e Docentes);
  • Relatórios de Monitorização dos Ciclos de Estudos (Comissão de Ciclo de Estudos);
  • Relatório da Unidade Orgânica (Comissão da Qualidade do Ensino da NOVA IMS).

Órgãos Locais

ana-cristina-costa

Ana Cristina Costa
Docente da NOVA IMS
Responsável da Qualidade

Compete a este docente:

• Assegurar as relações entre a unidade orgânica e a Reitoria, designadamente, através do(s)
    membro(s) da Equipa Reitoral responsável(veis) pela garantia da qualidade do ensino;
  • Assegurar as relações com os demais órgãos da unidade orgânica;
  • Garantir a articulação entre o sistema de garantia da qualidade do ensino e outros
    mecanismos institucionais de avaliação, nomeadamente, do desempenho dos docentes e
    dos serviços.

fernanda-barata-de-carvalho