PROJETO GEONATURA

Projeto Geonatura

O projeto GEONATURA tem como objetivo desenvolver capacitação e orientação profissionalizante para estudantes universitários em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados a diversos temas socioambientais de interesse para a sociedade. Isto ocorrerá mediante um programa específico de treino e aprendizagem com cursos presenciais e à distância. O curso presencial ocorrerá em duas fases:

• FASE 1: Este curso para 20 alunos terá a duração de 5 dias (30h de formação) e ocorrerá nas instalações da NOVA IMS, em Lisboa, de 5 a 9 de fevereiro de 2018. Será passado um certificado a todos os alunos que frequentem com sucesso esta fase do curso (1.5 ECTS). Esta componente será lecionada em português, no entanto para acederem às fases 2 e 3 será necessário que os alunos possuam conhecimentos de inglês.
  • FASE 2: Este curso destina-se aos 10 melhores alunos selecionados na Fase 1, terá a duração de 5 dias, e ocorrerá na Universidade de Glasgow, Escócia, de 9 a 13 de abril de 2018. Esta componente será lecionada na língua inglesa. Este curso ocorrerá juntamente com 10 alunos de cada uma das universidades parceiras (total de 40 alunos). Os alunos selecionados beneficiarão de uma bolsa que lhes permitirá cobrir os custos de frequência, estadia e viagem. Será passado um certificado a todos os alunos que frequentem com sucesso esta fase do curso (1.5 ECTS).

A componente do programa realizada à distância (FASE 3) utilizará uma plataforma educacional aberta na qual serão inseridos os diversos módulos com seus conteúdos (na língua inglesa) na forma de um MOOC (Massive On line Open Course). Este MOOC de frequência gratuita conterá temas relacionados com cidades inteligentes sustentáveis, problemas socioambientais, alterações climáticas, energias renováveis, planeamento, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento rural, e agricultura e florestas. Será passado um certificado a todos os alunos que frequentem com sucesso esta fase do curso (1 ECTS).

Os alunos que frequentarem com sucesso as 3 fases do curso receberão um diploma de 4 ECTS passado pela NOVA IMS.