Certificado Inteligência Geoespacial (GEOINT)

O programa de certificação graduada em Inteligência Geoespacial (certificado GEOINT), acreditado pela United States Geospatial Intelligence Foundation (USGIF) disponibiliza educação e formação em conceitos científicos, métodos e tecnologias geoespaciais chave utilizadas na resolução de problemas de segurança humana a nível global, incluindo desastres naturais, crises humanitárias, riscos ambientais, operações militares, violência política, saúde pública e desafios no acesso a fontes de alimentação.

A USGIF é a única organização dedicada à promoção da prática profissional da Inteligência Geoespacial (GEOINT) e à construção de uma comunidade de interesse cruzando a Indústria, a Academia, a Administração Pública e organizações profissionais. A USGIF é a única organização que providencia acreditação universitária na área da GEOINT, sendo a líder mundial nesta área.

O programa desenvolve-se ao longo de um conjunto de 4 unidades curriculares obrigatórias do Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, totalizando 30 ECTS:

O conjunto descrito acima é complementado por um conjunto de unidades curriculares opcionais que totalizem 30 ECTS.

Finalmente os alunos devem:

  • Escrever a sua dissertação/projeto/relatório de estágio sobre o tema de Inteligência Geoespacial (GEOINT),
    se inscritos no Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica;
    • ou, em alternativa:
  • Desenvolver um trabalho aprofundado na unidade curricular de Inteligência Geoespacial (GEOINT).

Em qualquer dos casos, o certificado só será atribuído pela USGIF aos alunos que obtenham uma média igual ou superior a 14 valores.