Testemunhos Alumni
 
Alberto Franco
Geógrafo
A NOVA IMS possibilitou-me uma sólida aprendizagem em Sistemas de Informações Geográficas com qualidade e seriedade. O corpo docente é excelente, além de possuir o rigor técnico necessário capaz de formar profissionais qualificados com poder analítico para tomadas de decisão. Fiz, além de colegas de profissão, amigos que estão na minha lista de contatos pessoais.
 
Eric de Noronha Vaz
Cientista Sénior no Grupo de Investigação em CIG do Instituto de Geografia na Universidade de Heidelberg
A vida é uma inesperada aventura de surpresas, aprendizagens e novidades. O C&SIG da NOVA IMS representa exatamente isto. Uma viagem, pelo mundo da informação geográfica, acompanhada de uma equipa docente informada e conhecedora, que transmite aos seus alunos uma visão transversal da utilidade e aplicação dos sistemas de informação geográfica. A NOVA IMS reconhece o nosso esforço permitindo construir através do C&SIG ferramentas que nos permitem alcançar os nossos objetivos. A flexibilidade do Mestrado ligada à abertura de espirito dos seus docentes e do ambiente académico que se vive, permitiram-me avançar nos meus passos científicos e profissionais, tendo tido através do C&SIG uma porta para o mundo. O C&SIG é como tal, um importante passo para o futuro.
 
Helena Rio Maior
Investigadora do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO)
O mestrado em Ciências e Sistemas de Informação Geográfica da NOVA IMS constitui um programa integrado e bem conseguido das matérias mais relevantes na área da Informação Geográfica. É dotado de um corpo docente de reconhecido mérito profissional e académico representando este facto, quanto a mim, a sua grande mais-valia.
No meu caso particular, este mestrado proporcionou-me as ferramentas necessárias e mais adequadas à análise de dados que desenvolvo profissionalmente - Investigação na área de Ecologia do lobo ibérico.
Pelo facto de ser um mestrado online surgiram-me inicialmente algumas dúvidas quanto à eficiência e exequibilidade do mesmo. No entanto, rapidamente constatei que a organização e o rigor com que o curso decorria o tornavam de excelência. O facto de ser um curso de excelência torna-o muito trabalhoso e com necessidade de dedicação contínua.
Atualmente toda a minha atividade profissional está em linha com os conhecimentos adquiridos neste mestrado, os quais são parte integrante e constante de toda a minha investigação. De louvar é a disponibilidade dos professores para além do que é o universo temporal do mestrado.
 
Madalena Mota
Professora de Geografia do Ensino Básico e Secundário
Quando quis aprender acerca dos SIG (por curiosidade, mas também pela necessidade de atualizar conhecimentos enquanto professora de Geografia), nem imaginei a aventura em que me ia meter.
Tive dúvidas relativamente ao facto de fazer um curso online. Em 2002 nunca tinha ouvido falar de e-Learning, mas arrisquei. Também porque conheci alguém que tinha começado a frequentar o curso (1ª edição) e a opinião era positiva, apesar de o sistema ainda estar numa fase experimental.
A experiência foi ótima a vários níveis: a qualidade de ensino, a facilidade em aceder aos materiais, o apoio e as respostas sempre céleres dos professores a todas as dúvidas... Aprendi imenso. O Mestrado em C&SIG que a NOVA IMS oferece em regime de e-Learning é um curso exigente e muito trabalhoso.
Mas o mais surpreendente foi a experiência humana e o que encontrei nas pessoas que fui conhecendo on-line (colegas e professores): espirito de ajuda, solidariedade, amizades que se criaram (e que se mantêm)
Dois anos mais tarde tive a oportunidade de colaborar com o LabNT e realizar um trabalho de continuidade da minha tese. O professor Marco Painho abriu-me as portas e deu-me todo o apoio. As pessoas com quem trabalhei durante esse ano foram fantásticas. Trabalhou-se muito num espírito de camaradagem extraordinário.
 
Paula Curvelo
Investigadora no Joint Research Centre- European Commission (JRC-EC)
Há uma década atrás fui aluna da 2ª edição do C&SIG. Hoje, quando faço um balanço dos meus percursos académico e profissional, é com enorme satisfação (e gratidão) que vejo um ANTES e um DEPOIS do mestrado em C&SIG da NOVA IMS.
 
Pedro Santos
Economista-Estatístico Sénior, Banco Central Europeu
O fator mais relevante de frequentar o curso de C&SIG na NOVA IMS foi a possibilidade de ser "dono do meu tempo". O método de e-Learning permitiu-me fazer o Mestrado, coordenando o meu tempo pessoal sem interrupção da minha atividade profissional, principalmente num momento de mudança física na minha vida (emigrei para a Alemanha a meio do segundo semestre de curso). Esta compatibilidade entre estudos e mobilidade teria dificilmente sido possível caso tivesse optado por uma modalidade presencial de Mestrado.