main content

pagetop

header

slides

principal

breadcrumbs

 
|
|
CURSO DE VERÃO: 4ª EDIÇÃO - INTRODUÇÃO À MODELAÇÃO DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS
 

conteudo

4ª Edição: Introdução à Modelação de Equações Estruturais

4-edicao-sem

O curso de verão “Introdução à Modelação de Equações Estruturais” decorrerá entre 3 e 7 de junho de 2019 das 14.00h às 19.00h.

O curso oferece uma introdução à modelação de equações estruturais (SEM), incluindo o estudo quer dos métodos baseados em covariâncias (SEM tradicional), quer do método Partial Least Squares (PLS-SEM). O curso incluirá ainda uma abordagem à análise fatorial confirmatória.

As aplicações serão suportadas por software de SEM tradicional (baseado em covariâncias) e de PLS. Este curso está desenhado para não especialistas em SEM e o seu enfase centra-se na compreensão destas metodologias e sua aplicação como ferramenta de investigação em ciências sociais.

O principal objetivo é fornecer a profissionais, investigadores e a alunos de mestrado ou doutoramento as ferramentas de modelação e análise de dados necessárias para testar teorias no contexto das ciências sociais.

Este curso será lecionado na língua inglesa.

Resultados Esperados

Com a conclusão do curso, os participantes deverão estar familiarizados com as várias etapas associadas com a especificação, identificação, estimação, avaliação e modificação de modelos de equações estruturais necessários para testar teorias em ciências sociais.

Os participantes deverão ainda ser capazes de selecionar os métodos de estimação mais adequados ao contexto em que trabalham, conhecer as condições de aplicação de cada método e tomar as decisões mais adequadas em cada etapa da modelação. Finalmente os participantes deverão ser capazes de organizar e apresentar os resultados produzidos e escrever a secção de resultados de um relatório ou artigo científico.

footer