Data-driven Thinking, Data as a Resource and Fact-based Decision Making
Objetivos
- Compreender os conceitos de Data Science e Big Data;
- Compreender as características dos dados enquanto recursos organizacionais;
- Compreender os benefícios de um processo de tomada de decisão baseado em dados.
Conteúdo
- Introdução ao data science e big data;
- A emergência dos dados enquanto fator de produção;
- O futuro da tomada de decisão: evidência versus intuição.
Recursos Pedagógicos
- Provost, F., and Fawcett, T. 2013. "Data Science and Its Relationship to Big Data and Data-Driven Decision Making." Big
Data 1(1):51–59.
- McAfee, A., and Brynjolfsson, E. 2012. "Big Data: The Management Revolution." Harvard Business Review 90:60–68.
- Barton, D., and Court, D. 2012. "Making Advanced Analytics Work for You." Harvard Business Review 90:79–83.
Digital Transformation & Maturity Model Information Digital Transformation
Objetivos
- Compreender as principais componentes para a avaliação do nível de maturidade da Transformação da Informação nas
organizações;
- Compreender os estágios, os fatores chave e os resultados esperados para a Transformação da Informação como um
fator crítico para a transformação digital da organização;
- Capacitar os decisores com uma ferramenta de avaliação e benchmark para definir metas e planos de melhorias a curto
e longo prazo.
Conteúdo
- Visão IDC para a Transformação Digital;
- Apresentação do IDC MaturityScape: Information Digital Transformation 1.0;
- Aplicação do modelo de avaliação e benchmark;
- Análise dos fatores de melhoria para uma maior maturidade da Transformação da Informação nas organizações.
Recursos Pedagógicos
- IDC MaturityScape: Digital Transformation;
- IDC FutureScape: Worldwide Analytics, Cognitive/AI, and Big Data 2017 Predictions.
- IDC MaturityScape: Information Digital Transformation 1.0.
- IDC MaturityScape: Information Digital Transformation 1.0 – Benchmark.
Information Visualization, Knowledge Creation and Collaboration in the Big Data World
Objetivos
- Compreender as atuais arquiteturas de informação que suportam a transformação digital e as organizações analíticas;
- Perceber como a Business Intelligence contribui para maximizar o valor no negócio e criar vantagens competitivas
analíticas através de abordagens analíticas que suportam a gestão do conhecimento nas organizações;
- Compreender o papel das aplicações analíticas na monitorização do desempenho das organizações e no suporte à
colaboração através de storytelling e ferramentas de visualização e manipulação de dados.
Conteúdo
- Gestão do Conhecimento e Business Intelligence;
- Arquitecturas informacionais de suporte às organizações data-driven;
- Identificar e construir os indicadores chave das aplicações analíticas (KPIs) em contexto empresarial;
- Desenhar o CxO dashboard.
Recursos Pedagógicos
- Business Intelligence: A Managerial Perspective on Analytics (2014), by Dursun Delen, Efraim Turban, David Ramesh
Sharda.
- Introducing Microsoft Power BI (2016), by Alberto Ferrari and Marco Russo.
Value Realization, Monetization, Productization and Service Innovation
Objetivos
- Compreender as implicações económicas da informação enquanto ativo;
- Compreender os principais modelos de negócio;
- Compreender os conceitos de monetização e produtização de informação.
Conteúdo
- Fundamentos da definição de preços em produtos informacionais, versões, efeitos de rede, standards, estratégias de
cooperação;
- Modelos de negócio informacionais: diferenciação baseada em informação, venda de informação e redes de
distribuição;
- Data science para humanos e data science para máquinas.
Recursos Pedagógicos
- Shapiro C, Varian HR. 1999. Information Rules: AStrategic Guide to the Network Economy. HarvardBusiness School
Press: Boston, MA.
- Wang, R. 2012. What a Big-Data Business Model Looks Like. Harvard Business Review.
Data Security and Privacy
Objetivos
- Conhecer os riscos relacionados com as tecnologias emergentes, em particular Big Data & Analytics;
- Enquadrar a gestão da Informação no contexto da governança e gestão dos Sistemas de Informação corporativos;
- Entender os princípios básicos que indivíduos e organizações podem usar para garantir a proteção da segurança e
privacidade de dados;
- Conhecer as linhas gerais para implementação de um programa para implementação de uma framework corporativa de
governança e gestão da segurança e privacidade da Informação.
Conteúdo
- Apresentação dos principais requisitos legais e normativos relacionados com a segurança e privacidade, em particular o
novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD);
- Enquadramento geral dos princípios e facilitadores de governança e gestão da segurança e privacidade da Informação e
apresentação das boas práticas relacionadas;
- Desenho e implementação de uma framework de governança e gestão da segurança e privacidade da Informação;
- Implementação das estruturas organizacionais de suporte à segurança e privacidade da informação (CISO, CSO e
CPO);
- Lançamento do programa de proteção da privacidade;
- Casos práticos e exemplos de aplicação.
Recursos Pedagógicos
- Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados;
- ISACA Privacy Principles and Program Management Guide.