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PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
 

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Perguntas Mais Frequentes

Candidatura

  • Quando me posso candidatar?

    Só durante a fase de candidaturas é que é possível submeter a candidatura. A data da fase de candidaturas está disponível na página Admissões e Propinas de cada curso. No entanto, poderá preencher o formulário de candidatura em qualquer altura, submetendo o mesmo quando a fase de candidaturas começar.

  • Como posso candidatar-me?

    As candidaturas são submetidas online, através do Portal de Candidaturas da NOVA IMS. Para submeter a candidatura, os candidatos deverão registar-se no Portal, preencher o formulário na área de utilizador do referido portal, fazer upload do seu Curriculum Vitae, escolher o curso de candidatura e efetuar o pagamento da taxa de candidatura na mesma aplicação. O processo de candidaturas é igual para todos os candidatos, quer nacionais ou internacionais.

  • Que documentos são necessários para efetuar a candidatura?

    O único documento obrigatório durante o processo de candidatura é o Curriculum Vitae (em ficheiro doc ou pdf), exceto para o Programa de Doutoramento, onde também é necessário apresentar uma Carta de Intenções. O candidato pode fazer upload de outros documentos como o certificado de habilitações ou diploma de grau académico.

  • Como converto um ficheiro para .PDF?

    Segue uma lista com websites onde pode fazer a conversão de documentos para formato .PDF, apenas como referência:

    1. https://smallpdf.com/word-to-pdf
    2. https://www.zamzar.com/
    3. https://cloudconvert.com/
    4. https://www.ilovepdf.com/
    5. https://online2pdf.com/doc-to-pdf
  • Há taxa de candidatura?

    O valor da taxa de candidatura é de 51€ para o ano letivo 2021-2022. O pagamento da taxa de candidatura será efetuado no momento da candidatura, no Portal de Candidaturas, através de referência Multibanco, MBWay, Paypal ou Visa. A candidatura só será considerada submetida após a confirmação do pagamento da taxa de candidatura dentro do prazo estipulado. É não reembolsável em caso de desistência ou de não admissão no curso.

  • Posso candidatar-me a mais que um curso?

    Poderá candidatar-se no máximo a 2 cursos por período de candidatura, mediante o pagamento da respetiva taxa de candidatura para cada um dos cursos submetidos, ou seja, a candidatura a 1 curso equivale ao pagamento de uma taxa de candidatura e a candidatura a 2 cursos equivale ao pagamento de duas taxas de candidatura.

  • Sou aluno/a finalista de licenciatura. Posso candidatar-me?

    Sim, pode. Caso seja finalista de licenciatura e a sua graduação ocorra até janeiro de 2022, poderá candidatar-se e deverá entregar uma cópia autenticada do seu certificado de habilitações até ao início do ano letivo, ou seja, até janeiro de 2022.

  • No formulário de candidatura é solicitado o Número de Identificação Fiscal (NIF). O que é o NIF? Não tenho NIF, o que devo colocar?

    Em Portugal, o número de identificação fiscal (NIF) tem como objetivo identificar uma entidade fiscal ou contribuinte, em declarações de impostos ou transações financeiras. Se não tem NIF ou semelhante, no campo correspondente do formulário no Portal de Candidaturas, deve colocar “999999999”.

  • O que escrever no campo “Objetivos/motivação para a candidatura a este programa”?

    Neste campo indique:

    1. De que forma o background (profissional e académico) se ajusta ao curso;
    2. Quais os seus objetivos profissionais a curto prazo;
    3. Quais as suas expectativas com a frequência deste curso.

Admissão

  • Como é o processo de seleção?

    O processo de seleção baseia-se na análise do currículo académico e profissional. Os membros do Júri de seleção poderão deliberar a realização de uma entrevista aos candidatos.

  • Caso seja contactado/a para realizar uma entrevista, a mesma pode ser feita à distância?

    Sim, pode ser feita à distância, preferencialmente, por via Skype.

  • Quando é que sei o resultado da candidatura?

    O resultado da candidatura será divulgado via email em data a ser comunicada no email de confirmação de candidatura submetida e/ou pelo Júri de Seleção/Gestor de Programa.

  • Fui admitido/a no curso e agora?

    Em caso de admissão, o candidato deve proceder ao pagamento da taxa de pré-inscrição, até à data limite de pagamento (cerca de 1 semana após a divulgação do resultado), bem como efetuar o upload do Certificado de Habilitações do último grau académico (ex.: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) na sua área de utilizador do Portal de Candidaturas.

  • Posso frequentar mais do que um curso por ano letivo?

    Sim, pode frequentar dois cursos por ano letivo, embora seja desaconselhado. Chamamos a atenção para o facto de poder existir sobreposição de horário das Unidades Curriculares Obrigatórias de cada curso, bem como sobreposição de exames.

  • Fui admitido/a a dois cursos, mas só pretendo ingressar num curso. O que devo fazer?

    Em caso de admissão a dois cursos, o candidato terá de escolher, no Portal de Candidaturas, o curso no qual pretende ingressar. Após a escolha do curso pretendido e efetuar o pagamento da pré-inscrição, deverá selecionar a opção “Desisto” no 2º curso, que não pretende ingressar. Assim, a sua vaga é libertada a um candidato que se encontra em Lista de Espera.

  • Encontro-me em Lista de Espera. Ainda posso ser Admitido/a?

    Uma vez que é possível os candidatos candidatarem-se a dois cursos por período de candidaturas, existirão casos em que o mesmo candidato foi admitido aos dois cursos, mas pretende ingressar apenas a um. Nesses casos e caso o número limite de vagas não esteja concluído, a vaga sobrante será atribuída a um candidato em Lista de Espera.

  • Pretendo fatura pelo pagamento da taxa de candidatura/pré-inscrição.

    A Fatura-Recibo ficará disponível neste Portal de Candidaturas até 2 dias úteis após o pagamento, no separador “Faturação/Tesouraria”.

  • Fui admitido/a no curso, mas preciso de visto. Como devo proceder?

    A NOVA IMS emitirá um documento que comprova a sua admissão no curso, que será enviado ao Aluno e à Embaixada. A emissão deste documento será apenas validada após o pagamento da taxa de pré-inscrição. Não obstante a emissão deste documento, terá que contactar a Embaixada ou Consulado Português no seu país para obter mais informações.

Outras Informações

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