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UNIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS
 

conteudo

Unidades Curriculares Obrigatórias
  1. Semestre Primavera

    Big Data Analytics for Business
    Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer uma melhor compreensão sobre o que é a “big data analytics” (BDA) e como ela pode proporcionar uma verdadeira vantagem comercial aos líderes e gestores de negócios envolvidos com o uso do BDA em suas empresas. Uma estrutura prática com metodologia de apoio e exercícios práticos para a formulação de estratégias de BDA orientada para os negócios ajudará a identificar onde e como o “big data” podem ajudar a transformar os negócios, fornecendo orientação para:

    1. Promover a cultura analítica e obter o comprometimento da administração;
    2. Melhorar os processos de negócios com base em análises e, consequentemente, aumentar o desempenho dos negócios;
    3. Usar métodos passo-a-passo, comprovados, práticos, que possam ser aplicados em suas empresas;
    4. Formular estratégias de BDA e planos programáticos.

    Digital Systems for Business
    Um sistema digital é o suporte dos negócios de hoje e de amanhã. Nesta unidade curricular, os alunos serão capazes de compreender a urgência de criar um núcleo digital (“digital core”) em tempo real para os negócios através da computação e da plataforma “in-memory”, a fim de alcançar excelência operacional e vantagens competitivas. Delinear uma transformação incremental e disruptiva do negócio, da classificação e gestão de sistemas tradicionais de registos, sistemas de diferenciação, a sistemas de inovação. Saiba como e onde infundir tecnologias exponenciais nos processos de negócios, como Machine Learning, Blockchain, Big Data, Analítica Avançada e Internet das Coisas. No final desta unidade curricular, os alunos serão capazes de projetar e mapear soluções SAP na arquitetura de um moderno sistema digital de negócios.

    Enterprise Mobility Solutions
    Esta unidade curricular explora o tema emergente das soluções de mobilidade empresarial, a natureza destas soluções, como podem ser integradas com a estratégia da organização e os seus processos de negócio, o possível mapa de adoção segundo a maturidade das Tecnologias de Informação na organização, assim como novas tendências como mobile cloud computing.

    Transformation Methodologies and Solutions
    A transformação digital e empresarial é holística e não apenas impulsionada por novas ondas tecnológicas. Esta unidade curricular começa com uma visão sobre a evolução das soluções de negócios - a base para um núcleo digital (“digital core”) - no paradigma da computação em nuvem. Essas soluções em software como serviço são fortes facilitadores para essas transformações, permitindo acelerar a criação de novos modelos de negócios e sistemas de serviços e produtos (PSS – Product-Service Systems). A abordagem holística é feita com metodologias comprovadas e estabelecidas para desenvolver áreas como gestão de valor, gestão de processos, gestão de competências e mudança, entre outros. Esta unidade curricular explora a “Business Transformation Management Methodology” (BTM2), uma metodologia abrangente criada originalmente pela “Business Transformation Academy” da SAP e envolvendo vários investigadores académicos e consultores estratégicos. Esta unidade curricular tem uma mix equilibrado entre a teoria, o conhecimento científico e os estudos de caso que servem como aplicações práticas para solidificar todo o conhecimento sobre os vários conceitos e metodologias levantados durante as aulas.

  2. Semestre Outono

    Adoption Models
    No final da frequência da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:

    1. Discutir criticamente as principais noções e conceitos relacionados com modelos de adoção;
    2. Iniciar investigação científica relacionada com modelos de adoção;
    3. A adoção de TI engloba todas as atividades destinadas a ajudar uma organização a aceitar e adotar novas tecnologias e novas maneiras de satisfazer os seus clientes;
    4. Compreender o processo de adoção de TI permite a transformação de estratégia, processos, tecnologia e pessoas para melhorar o desempenho, garantir a melhoria contínua e permitir a transformação digital.

    Change Management
    Num projeto de negócios ou de transformação digital, a Gestão da Mudança é um dos componentes mais desafiadores para o sucesso. Esta unidade curricular começa com a apresentação de uma abordagem abrangente e estruturada para a gestão de mudanças organizacionais. Esta abordagem é apoiada por um simulador “state of the art” que permite aos alunos em equipas sentirem situações semelhantes como num projeto real, onde é necessário seguir uma estratégia para uma transformação bem sucedida e ao mesmo tempo ultrapassar interesses de grupos diferentes, dando a sensação real e as competências necessárias para planear e executar com sucesso este projeto.

    Digital Enterprise Management Project Cases
    Esta é uma unidade curricular de “capstone” na pós-graduação, começando com dois estudos de caso reais sobre projetos de transformação digital “Burberry” e “Asian Paints”. Estes estudos de caso são apenas um aperitivo para o projeto principal, onde os alunos, trabalhando em equipas, desempenham o papel de uma equipa interna de consultoria para a administração da "ABC Electronics", uma empresa multinacional de componentes eletrónicos que fornece fabricantes de automóveis. Trabalhando num cenário completo composto por entrevistas aos principais membros da administração, o panorama completo da organização, saúde financeira, base instalada e potenciais parceiros que podem ser fornecedores e consultores externos, a equipa terá que preparar a transformação digital e de negócios da empresa que permitirá obter vantagem competitiva em seu mercado e ser colocado como um dos fornecedores mais inovadores na próxima onda da indústria automóvel e de transportes.

    Online Collaboration Tools
    Esta unidade curricular introduz os conceitos inerentes à importância da inteligência coletiva nas organizações como fator de aumento de produtividade, inovação e melhor suporte à decisão. A importância do trabalho colaborativo, móvel e em tempo real, bem como processos nativos digitais, para permitir uma cultura digital na organização e a apresentação de novas ferramentas colaborativas (projetadas nativamente para o trabalho digital) que permitem novos níveis de interação dentro da organização, com os ecossistemas de parceiros e clientes e que podem gerar novos modelos de negócios e oportunidades. Entre essas ferramentas, exploraremos o Google Apps for Business.

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