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Detalhe da Disciplina
Curso: Licenciatura em Gestão de Informação
Unidade curricular: Estudos de Mercado
Semestre: Outono
Número de créditos: 6,0
Docentes: 
Número de horas de aula por semana: 4.50
Objetivos da unidade curricular:

Esta disciplina inclui um conjunto vasto de tópicos que vão desde a pesquisa qualitativa com objectivos exploratórios, ao desenvolvimento de estudos de mercado quantitativos. É ainda estudado o papel dos dados secundários nos estudos de mercado e as formas de apresentação dos resultados dos mesmos. Com este curso os alunos deverão ser capazes de conceber, conduzir e apresentar os resultados de um estudo de mercado adequado à resolução de um problema de marketing.
No final da unidade curricular o aluno deverá atingir os seguintes objectivos de aprendizagem:

  1. Compreender as etapas de um estudo de mercado
  2. Compreender as várias fontes de dados e pesquisar fontes de dados secundárias
  3. Definir uma população alvo e respectiva base de sondagem
  4. Conhecer e comparar as diferentes técnicas de estudos de mercado qualitativos
  5. Identificar vantagens e desvantagens de cada método de recolha de dados
  6. Conhecer as diferentes escalas de resposta existentes
  7. Desenhar um questionário para um determinado estudo
  8. Identificar os métodos de amostragem não probabilística e probabilística
  9. Identificar medidas preventivas para os potenciais erros não amostrais, bem como medidas correctivas sempre que necessário
  10. Conceber, conduzir e apresentar os resultados de um estudo de mercado adequado à resolução de um problema de marketing
Requisitos de frequência:

Estatística e Análise de Dados (recomendado).

Língua de ensino: Português. Em caso de existirem alunos ou professores estrangeiros, as aulas serão dadas em Inglês.

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