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Detalhe da Disciplina
Curso: Licenciatura em Gestão de Informação
Unidade curricular: Estudos de Mercado
Semestre: Outono
Número de créditos: 4,0
Docentes: 
Susana Pereira Esteves
 (Docente responsável)

Pedro Miguel Pereira Simões Coelho
 (Docente responsável)

Número de horas de aula por semana: 4.50
Objetivos da unidade curricular:
Esta disciplina inclui um conjunto vasto de tópicos que vão desde a pesquisa qualitativa com objectivos exploratórios, ao desenvolvimento de estudos de mercado quantitativos, incluindo ainda os métodos experimentais para testar produtos, serviços e publicidade. Durante esta disciplina é também coberto um conjunto de métodos estatísticos multivariados para análise de dados de marketing de natureza descritiva e explicativa. É ainda estudado o papel dos dados secundários nos estudos de mercado e as formas de apresentação dos resultados dos mesmos. Com este curso os alunos deverão ser capazes de conceber, conduzir e apresentar os resultados de um estudo de mercado adequado à resolução de um problema de marketing.
No final da unidade curricular o aluno deverá atingir os seguintes objectivos de aprendizagem:
  1. Compreender as etapas de um estudo de mercado
  2. Compreender as várias fontes de dados e pesquisar fontes de dados secundárias
  3. Definir uma população alvo e respectiva base de sondagem
  4. Conhecer e comparar as diferentes técnicas de estudos de mercado qualitativos
  5. Identificar vantagens e desvantagens de cada método de recolha de dados
  6. Conhecer as diferentes escalas existentes
  7. Desenhar um questionário para um determinado estudo
  8. Compreender os diferentes desenhos experimentais
  9. Identificar os métodos de amostragem não probabilística e probabilística
  10. Identificar medidas preventivas para os potenciais erros não amostrais, bem como medidas correctivas sempre que necessário
  11. Analisar dados provenientes de estudos de mercado, através de métodos estatísticos univariados e multivariados
  12. Conceber, conduzir e apresentar os resultados de um estudo de mercado adequado à resolução de um problema de marketing
Requisitos de frequência:
Análise de Dados (recomendado).
Língua de ensino: Português. Em caso de existirem alunos ou professores estrangeiros, as aulas serão dadas em Inglês.

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