main content

pagetop

header

slides

principal

breadcrumbs

conteudo

Detalhe da Disciplina
Curso: Licenciatura em Gestão de Informação
Unidade curricular: Interacção Homem-Computador
Semestre: Primavera
Número de créditos: 6,0
Docentes: 
Número de horas de aula por semana: 0.00
Objetivos da unidade curricular:

O objetivo deste curso é fornecer uma visão ampla, mas completa, sobre os problemas, metodologias e práticas de conceção de experiências de Interação Pessoa-Computador, como parte do ciclo de vida da engenharia de software, ou de outros processos de design de produtos industriais.

Os alunos aprenderão o historial e o atual contexto tecnológicos, as tecnologias de suporte à interação e, especialmente, o estado da arte das tecnologias de Interação Pessoa-Computador (IPC).

Os alunos irão entender como obter informações sobre as necessidades e objetivos do utilizador final, as suas tarefas atuais e desejadas, levando em consideração a perceção e capacidades cognitivas humanas, de modo a que o processo de desenho de experiências interativas possa ser efetivo. 

Os alunos seguirão o processo de desenho completo de IPC:

  • Levantamento de Requisitos - Os alunos irão compreender que IPC deverá ser desenhada e construída, como uma solução para um problema identificado, levando em consideração o perfil do utilizador final, as suas habilidades e tarefas atuais e adotando os métodos adequados de recolha de dados.
  • Desenho - Os alunos saberão como desenhar e construir a melhor IPM para o problema em questão, usando abordagens de prototipagem de baixa fidelidade.
  • Avaliação - Os alunos assegurarão que as pessoas possam usar o IPM proposto e farão novas iterações do ciclo de desenho de IPM que sejam adequadas, adotando princípios de avaliação heurística.
  • Recolha de dados - Os alunos irão recolher dados relativamente à opinião subjetiva dos utilizadores da solução de IPM e farão a análise, usando estatística descritiva, da usabilidade e satisfação do desenho de IPM proposto.
Requisitos de frequência:

Não existem pré-requisitos para a frequência desta unidade curricular, para além da capacidade de comunicação em Inglês.

Língua de ensino: Português. Em caso de existirem alunos ou professores estrangeiros, as aulas serão dadas em Inglês.

footer