main content

pagetop

header

slides

menu principal

principal

breadcrumbs

conteudo

Detalhe da Disciplina
Curso: Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação
Unidade curricular: Interacção Homem-Computador
Semestre: Primavera
Número de créditos: 5,0
Docentes: 
Rui Nóbrega
 (Docente responsável)

Número de horas de aula por semana: 0.00
Objetivos da unidade curricular:

O objetivo de aprendizagem geral da unidade curricular Interação Homem Computador, é o de fornecer o conhecimento de uma visão ampla, mas completa, dos problemas, metodologias e práticas do design de experiências de interação pessoa-máquina (IPM) centradas no utilizador e sua avaliação, como parte do ciclo de vida iterativo da engenharia de software ou de outros processos de design de produto.

Os alunos irão aprender o atual contexto tecnológico e computacional e a sua evolução histórica, as tecnologias de suporte fundamentais e, em particular, o estado da arte em tecnologias de interação. Numa perspetiva de design de experiências interativas centradas no utilizador, os alunos irão entender como obter informações sobre as necessidades e objetivos do utilizador final, as suas tarefas atuais e as desejadas, levando também em conta as suas capacidades preceptivas e cognitivas, visando a otimização da eficácia e eficiência do processo criativo de design da interação. Os alunos acompanharão o processo completo de design da experiência interativa do utilizador, centrada neste último, no contexto de um projeto de grupo num tópico de sua escolha, relativo a um tema geral proposto pelo Professor. Esse processo, de natureza iterativa, inclui a definição do problema, o levantamento de requisitos de utilizador, o desenvolvimento de um protótipo de baixa fidelidade que satisfaça os requisitos, a sua avaliação por peritos e um novo ciclo de desenvolvimento com a produção de um novo protótipo, que culmina na condução de um estudo experimental com utilizadores finais para validação da versão final do protótipo da solução de IPM desenvolvido pelo grupo, utilizando métodos da estatística descritiva e analítica.

Requisitos de frequência:

Não existem pré-requisitos para a frequência desta unidade curricular, para além da capacidade de comunicação em Inglês.

Língua de ensino: Português. Em caso de existirem alunos ou professores estrangeiros, as aulas serão dadas em Inglês.

footer