main content

pagetop

header

slides

principal

breadcrumbs

conteudo

Detalhe da Disciplina
Curso: Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação
Unidade curricular: Sistemas de Informação Empresariais
Semestre: Primavera
Número de créditos: 6,0
Docentes: 
Número de horas de aula por semana: 4.50
Objetivos da unidade curricular:

Entre os vários desafios dos gestores de hoje, as constantes mudanças na economia, as tendências dos diversos setores, as crescentes expectativas dos clientes, a internacionalização, a interminável necessidade de diminuir os custos estão na primeira linha das suas ações. Apesar de todos estes desafios, as oportunidades assentam numa gestão ágil, flexível e totalmente integrada. A utilização de sistemas de informação empresariais permite enfrentar esses desafios e fornecer a infraestrutura de gestão para as empresas retirar partido das novas oportunidades. O desenvolvimento de um sistema de informação que suporte o desenvolvimento do modelo de gestão assenta grandemente no saber articular, usar e extrair o valor de diversos tipos de aplicações empresariais tais como do ERP (Enterprise Resourse Planning), SCM (Supply Chain Management), HCM (Human Capital Management), CRM (Customer Relationship Management) e, e-Commerce. Assim, a disciplina de Sistemas de Informação Empresariais foca-se na forma como os avanços nos sistemas de informação empresariais estão permanentemente a redefinir o papel e valor dos sistemas de informação nas empresas e na gestão. Os alunos terão a oportunidade de materializar os desafios anteriores em ações de formação nas aplicações empresariais da SAP.

Objectivos de aprendizagem:

LO1 Entender os varios tipos de sistemas de informação organizaciaonais;

LO2 Entender o que são ERP;

LO3 Relacionar gestão do conheciamnto e sistemas de informação;

LO4 Entender e usar um ERP;

LO5 Entender em que consiste a gestão da cadeia de abastecimento SCM (Supply Chain Management)

LO6 Entender a gestão de recursos humanos e os modulos correspondentes num ERP;

LO7 Entender a gestão de relacionamento com os clientes (CRM - Customer Relationship Management) e os tipos de modulos aplicacionais nas organizações;

LO8 Entender o papel dos modulos de comércio electronico em relação aos outros sistemas organizacioanis;

LO9 Os estudantes devem saber quais as aplicações empresariais que se adequam aos processos de negócio e aos sistemas integrados empresariais.

Requisitos de frequência:
Aprovado na disciplina de Sistemas de Informação
Língua de ensino: Português. Em caso de existirem alunos ou professores estrangeiros, as aulas serão dadas em Inglês.

footer