main content

pagetop

header

slides

menu principal

principal

breadcrumbs

conteudo

Detalhe da Disciplina
Curso: Master of Science in Geospatial Technologies
Unidade curricular: Geographic Information Science
Semestre: Outono
Número de créditos: 7,5
Docentes: 
Marco Octávio Trindade Painho
 (Docente responsável)

Vicente De Azevedo Tang
 (Docente responsável)

Número de horas de aula por semana: 2.00
Objetivos da unidade curricular:

Os SIG são analizados sob um ponto de vista ceintífico e histórico: existe uma ciência por detrás dos SIG? Quando e onde apareceram? Quais são os fatores responsáveis pela sua criação e evolução? Quais os contributos dos vários campos disciplinares?

A natureza da informação geoespacial e o caráter integrador das abordagens e métodos analiticos utilizados pelos SIG bem como a sua aplicação crescente em diversos setores de atividade, contribuiram para uma convergência disciplinar à volta daquilo a que normalmente nos referimos como "problemas geográficos". A unidade curricular explora este "problemas geogrráficos" que expressam as principais questões  levantdas pela utilização da informação geográfica e tecnologias associadas, estabelecendo os limites e âmbito desta nova área de conhecimento.

Os Sistemas de Informação Geográfica têm o potencial de melhorar a nossa compreensão das formas e processos do mundo real. Este potencial está relacionado as funcionalidades dos SIG, ou atividades geográficas fundamentais, que podem ser melhoradas utilizando tecnologias de informação geográfica.

Requisitos de frequência:

NA

Língua de ensino: Português. Em caso de existirem alunos ou professores estrangeiros, as aulas serão dadas em Inglês.

footer