main content

pagetop

header

slides

menu principal

principal

breadcrumbs

conteudo

Detalhe da Disciplina
Curso: Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança
Unidade curricular: Inteligência Económica e Competitiva
Semestre: Outono
Número de créditos: 7,5
Docentes: 
Luís Alexandre Abrantes Madureira
 (Docente responsável)

Número de horas de aula por semana: 4.00
Objetivos da unidade curricular:

O objetivo desta unidade curricular é compreender o que é Inteligência Competitiva, a sua relação com a Estratégia e o Marketing, e a sua utilização para uma maior eficiência global. Os alunos devem ser capazes de integrar ferramentas, técnicas e metodologias para entender o comportamento-chave de um determinado concorrente no mercado. Essa integração proporcionará uma dedução do desempenho de um determinado concorrente com base no Cenário Competitivo, ou na direção oposta, pois suas Comunicações de Marketing podem ser utilizadas para inferir a estratégia do concorrente. Será compartilhada com os alunos uma perspectiva global do quê, quando, como e por que usar essas ferramentas, por si só ou de forma integrada. O objetivo final é criar condições para que os alunos tenham um impacto positivo na tomada de decisões estratégicas nas organizações às quais pertencem ou irão pertencer.

Requisitos de frequência:

Não tem precendência.

Devido a ser eminentemente práctica é requerida a comparência a todas as aulas.

Língua de ensino: Português

footer