André Pestana Sampaio e Melo
(NOVA IMS|NOVA)
amelo@novaims.unl.pt
Biografia

André Melo é assistente convidado da NOVA Information Management School(NOVA IMS) desde 2007.
Mestre em Estatística e Gestão de Informação e Licenciado em Matemática Aplicada - Probabilidade e Estatística pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, iniciou a sua carreira
profissional na Banca. Nos primeiros 4 anos trabalhou na direcção comercial de cartões de crédito desempenhando funções técnicas
a nível de database marketing, CRM e gestão de campanhas.
Posteriormente, e durante outros 4 anos trabalhou na Direcção Central de CRM com funções de consultoria interna na organização, nos tópicos de CRM analítico e CRM operacional.

Ao fim de 8 anos a trabalhar em marketing aceitou um convite para ingressar no risk-office, a área responsável por preparar o Banco para responder às exigências de Basileia II.
Nesse departamento integrou a área de risco de crédito - modelos internos para o retalho, onde trabalhou em temas relacionados com Credit Scoring durante 2 anos.

Em 2007 optou por novos desafios, saindo da Banca e integrando a software house SAS, líder de mercado nas áreas de Business Analytics e Business Intelligence.
Começou como reponsável pelas soluções de Credit Scoring do SAS Portugal, primeiramente como consultor e posteriormente como Business Developer.
Ao fim de 2 anos assumiu uma nova área de negócio, desempenhando actualmente funções de responsável de Business Development na área de Customer Intelligence.

Em termos de percurso académico, 5 anos após terminar a licenciatura em Matemática Aplicada - Probabilidade e Estatística, começou por fazer uma pós-graduação em "Marketing e CRM" na NOVA IMS em 2002, seguido, em 2003, pelo "Programa Avançado de Gestão para Executivos" na Católica. Em 2009 iniciou o mestrado em Estatística e Gestão de Informação pelo NOVA IMS, obtendo o grau de Mestre em 2011.

Unidades Curriculares que leciona na NOVA IMS
- Data Mining