André Oliveira
(IHMT | NOVA)
aoliveira@novaims.unl.pt
Biografia

André Oliveira nasceu em Lisboa em 1968. É Mestre em Ciência e Sistemas de Informação (C&SIG) pela NOVA Information Management School(NOVA IMS)e Licenciado em Geografia e Planeamento Regional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Possui também formação em bases de dados Oracle, sendo actualmente docente convidado da NOVA IMS no âmbito da disciplina de Bases de Dados Espaciais do Mestrado em C&SIG. No mesmo âmbito leccionou, também na NOVA IMS, a disciplina de Bases de Dados da Licenciatura em Gestão de Informação.

Doutorando no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) desde 2010, no ramo de Saúde Internacional e na Especialidade de Politicas de Saúde e Desenvolvimento, subordinado ao tema Avaliação espacial da influência dos factores socioeconómicos na morbilidade e mortalidade associadas a doenças mentais e do aparelho circulatório.

É colaborador da Direcção Geral da Saúde desde 2006, no âmbito do desenvolvimento e gestão do Sistema de Suporte a Emergências em Saúde Pública (SSESP), sistema de vigilância epidemiológica integrando várias tecnologias, tais como bases de dados relacionais e ferramentas de informação geográfica, no sentido de controlar diariamente a procura nacional de serviços de urgência.

Foi colaborador do Grupo de Detecção Remota do Centro para a Exploração e Gestão de Informação Geográfica do Instituto Geográfico Português até 2005, no decurso de vários projectos, dos quais se destacam os projectos europeus BACCHUS - Methodological Approach for Vineyard Inventory and Management e CORINE LAND COVER 2000.

Unidades Curriculares que leciona na NOVA IMS
- Bases de Dados Espaciais
Capítulo de Livro
Oliveira, A., & Cabral, P. (2009). Development of a web - available epidemiological surveillance systems integrating geographic information.The Public Health Emergencies Support System at the Portuguese General Directorate for Health. In J. Filipe & J. Cordeiro (Eds.), Webist 2009: Proceedings of the Fifth International Conference on Web Information Systems and Technologies (pp. 238-243). Setubal: Insticc-Inst Syst Technologies Information Control & Communication.