menu principal

(NOVA)
trodrigues@novaims.unl.pt
Biografia

Professora Associada com Agregação em Relações Internacionais no Departamento de Estudos Políticos da NOVA.

Tem agregação em Ciência Política e Relações Internacionais, 2002, pela NOVA, Doutoramento em História Contemporânea (na especialidade de Demografia), 1993, pela NOVA, Mestrado em Demografia Histórica e Social, 1987, e Licenciatura em História, 1982, também na NOVA. Auditora de Defesa Nacional (IDN09).

Coordenadora do Curso de Doutoramento em Relações Internacionais e do Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais na FCSH/NOVA, bem como de duas pós-graduações: em Globalização, Diplomacia e Segurança (NOVA / Instituto de Estudos Superiores Militares (Ministério da Defesa) / Instituto Diplomático (Ministério Negócios Estrangeiros)) e em Estudos Estratégicos e de Segurança (NOVA / Instituto da Defesa Nacional - Ministério da Defesa).

Membro da Direção do IPRI - Instituto Português de Relações Internacionais - NOVA de Lisboa, e responsável pela linha de Foresight and Strategic Studies.

Subdiretora do Centro de Estudos de População, Economia e Sociedade (CEPESE-UP).

Na FCSH, é responsável pelas disciplinas de Globalização e Ambiente, Demografia Social e Políticas Demográficas e Ecologia Humana (Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais), Globalização e Segurança Migrações e Identidades Globalização e Sociedade de Risco e Segurança e Defesa Nacional (Mestrado em CPRI e pós-graduação em Estudos Estratégicos e de Segurança e Globalização, Diplomacia e Segurança) e pelos Seminários de Doutoramento em Relações Internacionais: Metodologias em Relações Internacionais e Estudos de Globalização. No âmbito das atividades anteriores orienta cerca de duas dezenas de dissertações de Mestrado e seis de Doutoramento.

Responsável e membro de projetos de âmbito nacional e internacional, autora de centena e meia de artigos e sete livros publicados nas áreas das migrações, mortalidade, envelhecimento, análise prospetiva e planeamento, energia e segurança.

É igualmente membro do Conselho Científico e Editorial de diversas publicações científicas.

Unidades Curriculares que leciona na NOVA IMS
- Globalização e Riscos de Segurança
Capítulo de Livro
Bravo, J., Rodrigues, T., Ribeiro, S. & Inácio, A. (2018). Portugal: Projeções de população residente 2011-2040. In T. Rodrigues, & M. Painho (Eds.), Modelos preditivos e segurança pública (pp. 169-208). Porto: Fronteira do Caos. ISBN: 978-989-54148-7-1
Rodrigues, T., & Santos, A. (2018). Demografia política e políticas de segurança. In T. Rodrigues, & M. Painho (Eds.), Modelos preditivos e segurança pública (pp. 57-86). Porto: Fronteira do Caos. ISBN: 978-989-54148-7-1
Edição de Livros
Rodrigues, T. & Painho, M. (Eds.). (2018). Modelos preditivos e segurança pública. Porto: Fronteira do Caos. ISBN: 978-989-54148-7-1
Publicações em Atas de Conferência Científica
Neto, M. D. C., Nascimento, M., Sarmento, P., Ribeiro, S., Rodrigues, T., & Painho, M. (2019). A Dashboard for Security Forces Data Visualization and Storytelling. In I. Ramos, R. Quaresma, P. R. D. Silva, & T. Oliveira (Eds.), Information Systems for Industry 4.0: Proceedings of the 18th Conference of the Portuguese Association for Information Systems (pp. 47-62). (Lecture Notes in Information Systems and Organisation; Vol. 31). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-14850-8_4. eISBN: 978-3-030-14850-8; ISBN: 978-3-030-14849-2. Link: https://www.springer.com/us/book/9783030148492
Neto, M. D. C., Nascimento, M., Sarmento, P., Ribeiro, S., Rodrigues, T., & Painho, M. (2018). Implementation of a Dashboard for security forces data visualization. In P. Silva, R. Quaresma, & T. Oliveira (Eds.), Atas da 18ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação: a indústria 4.0 e os sistemas de informação (pp. 37). Associação Portuguesa de Sistemas de Informação.