Rui Pedro Julião
(Univ. Nova de Lisboa)
rpj@novaims.unl.pt
Biografia

Rui Pedro Julião, doutorado em Geografia e Planeamento Regional (especialidade de Novas Tecnologias em Geografia), Professor Auxiliar do Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Professor Auxiliar Convidado do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação (ISEGI) da Universidade Nova de Lisboa e investigador do e-GEO (Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional).

Desempenhou recentemente (de 2002 a 2012) as funções de Subdirector-Geral do Instituto Geográfico Português (responsável pelas áreas de Investigação & Desenvolvimento, Cadastro e Sistema Nacional de Informação Geográfica) e de membro eleito do Management Board do Eurogeographics (associação europeia dos institutos geográficos nacionais) e do Executive Committee do EUROGI (associação europeia dos utilizadores de informação geográfica).

É desde 2012 Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos (APG). É também membro da Comissão Nacional de Geografia (CNG), da Associação de Utilizadores de Informação Geográfica (USIG) e da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR).

É autor de várias publicações (cerca de 60) incluindo livros, capítulos em livros, artigos e comunicações editadas ao nível nacional e internacional e participa regularmente nas principais conferências nacionais e internacionais no domínio da ciência e sistemas de informação geográfica como orador e moderador de sessão, bem como ao nível da organização.

Unidades Curriculares que leciona na NOVA IMS
- Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações