André Figueiredo Barriguinha
(ISEGI/UNL)
abarriguinha@novaims.unl.pt
Biografia

Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora, esteve envolvido como colaborador em diversos projectos de investigação no Departamento de Engenharia Rural da mesma instituição, nas áreas da mecanização agrícola e florestal.
Posteriormente alargou as suas competências como profissional, na elaboração e acompanhamento técnico de projectos e obras nos sectores agrícola e florestal, onde adquiriu uma larga experiência ao longo dos anos.
Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação, da Universidade Nova de Lisboa, é desde 2010 técnico na Agri-Ciência, Consultores de Engenharia, Lda. (www.agriciencia.com), onde tem trabalhado maioritáriamente no desenvolvimento de soluções em sistemas de informação geográfica distribuídos, com aplicação na agricultura e florestas.
Presentemente é Doutorando em Estatística e Gestão da Informação - Especialidade em Sistemas de Informação Geográfica, no Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação, da Universidade Nova de Lisboa, onde lecciona nas cadeiras de Ciência da Informação Geográfica e Bases de Dados.
A sua área de investigação está ligada ao processamento de sistemas de informação geográfica distribuídos aplicados à gestão florestal com base em software e especificações OpenSource.

Unidades Curriculares que leciona na NOVA IMS
- Urban Analytics
Publicação em Periódicos Científicos
Oliveira, T. H. M. d., Painho, M., Santos, V., Sian, O., & Barriguinha, A. (2014). Development of an Agricultural Management Information System based on Open-source Solutions. Procedia Technology, 16(0), 342-354. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.protcy.2014.10.100
Publicações em Atas de Conferência Científica
Barriguinha, A., Cabral, P., & Neto, M. C. (2011). Sistemas de informação geográfica distribuídos em gestão florestal: uma aplicação prática à realidade Portuguesa com base em software livre. Paper apresentado na 6ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Chaves.