menu principal

Jorge Manuel Carrola, Professor Auxiliar Convidado
jcarrola@novaims.unl.pt
Biografia

Jorge Carrola Rodrigues é Professor Auxiliar Convidado na NOVA IMS em unidades curriculares de sistemas de informação e coordena pós-graduações e programas executivos na área de transformação e inovação digital. Na NOVA IMS implementou a 1ª Faculdade em Portugal “Full Member” da SAP University Alliances (UA), parte de um ecossistema de +3.200 Universidades em 90 países, com acesso a currículos, software e programas de co-inovação com Clientes e parceiros do respetivo ecosistema. No final de 2017, foi-lhe atribuído um “Visionary Award” que distingue menos de 1% de todos os professores membros da UA a nível mundial, e desde final de 2020 é um dos Professores membros do SAP Academic Board IberoAmerica.

Anteriormente, e durante +25 anos desenvolveu uma carreira profissional em empresas como a Microsoft, Unicre, Payment Systems Europe, Philips Business Communications, e Olivetti Solutions, em Portugal, Inglaterra e Itália. Foi responsável por projetos de reengenharia de negócio (BPR); implementação de novos processos de gestão e retorno de marketing (de multi-million dólar investments); business development advisory; projetos de benchmarking setorial, etc.

Os seus interesses de investigação são nas áreas de gestão de informação, impacto de novas tecnologias, valor e desempenho empresarial, estratégia de negócio, marketing e benchmarking. Conta com várias publicações científicas na área do Valor e performance empresarial gerado pela utilização de aplicações em “cloud”, e foi também autor da edição “CRM for Dummies” da Microsoft/Wiley. É doutorado em Gestão de Informação pela Universidade NOVA de Lisboa, e licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Possui certificações na metodologia de transformação de negócios e digital, BTM2 - business transformation management methodology, da Business Transformation Academy (DE); no sistema BenchmarkIndex (UK), e no simulador ERPsim pela HEC Montreal e Baton Simulations (CA).

Unidades Curriculares que leciona na NOVA IMS
- Digital Enterprise Management Project Cases
- Digital Innovation for Industry 4.0
- Digital Innovation Management
- Estratégia Empresarial e Transformação Digital
- Industry 4.0: Maturity Model Assessment and Use-Cases
- Metodologias de Investigação
- Projetos de Inovação Digital
- Sistemas de Informação
- Sistemas de Informação Empresariais
- Transformation Methodologies and Solutions
Publicação em Periódicos Científicos
Rodrigues, J., Ruivo, P., & Oliveira, T. (2020). Mediation role of business value and strategy in firm performance of organizations using software-as-a-service enterprise applications. Information and Management, [103289]. https://doi.org/10.1016/j.im.2020.103289
Rodrigues, J., Ruivo, P., Johansson, B., & Oliveira, T. (2016). Factors for Adopting ERP as SaaS amongst SMEs: The Customers vs. Vendor Point of View. Information Resources Management Journal, 29(4), 1-16. doi: 10.4018/irmj.2016100101
Ruivo, P., Rodrigues, J., & Oliveira, T. (2015). The ERP Surge of Hybrid Models - An Exploratory Research into Five and Ten Years Forecast. Procedia Computer Science, 64, 594-600. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.procs.2015.08.572
Ruivo, P., Rodrigues, J., Neto, M., Oliveira, T., & Johansson, B. (2015). Defining a Framework for the Development of ICT Services “Nearshoring” in Portugal. Procedia Computer Science, 64, 140-145. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.procs.2015.08.474
Rodrigues, J., Ruivo, P., & Oliveira, T. (2014). Software as a Service Value and Firm Performance - A literature Review Synthesis in Small and Medium Enterprises. Procedia Technology, 16(0), 206-211. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.protcy.2014.10.085
Capítulo de Livro
Johansson, B., Ruivo, P., & Rodrigues, J. (2015). Adoption Reasons for Enterprise Systems as a Service - A Recap of Provider Perspectives. In M. M. CruzCunha, J. Varajao, R. Rijo, R. Martinho, P. Schubert, A. Boonstra, R. Correia & R. Berler (Eds.), Conference on Enterprise Information Systems/International Conference on Project Management/Conference on Health and Social Care Information Systems and Technologies, Centeris/Projman / Hcist 2015 (Vol. 64, pp. 132-139). Amsterdam: Elsevier Science Bv.
Publicações em Atas de Conferência Científica
Ruivo, P., Rodrigues, J., Johansson, B., Oliveira, T., & Rebelo, J. (2017). Differences in ERP Value between Iberian Manufacturing and Services SMEs. In Procedia Computer Science (Vol. 121, pp. 707-715). DOI: 10.1016/j.procs.2017.11.092
Ruivo, P., Rodrigues, J., Johansson, B., Oliveira, T., & Rebelo, J. (2016). Using TOE and RBV Theories to Define a Theoretical Model to Assess ERP Value Across Iberian MANUFACTURING and Services SMEs. Procedia Computer Science, 100, 474-479. DOI: 10.1016/j.procs.2016.09.184