António Paulo David Silva Duarte
António Paulo David Silva Duarte, Docente Convidado
aduarte@novaims.unl.pt
Biografia

Assessor e Investigador do Instituto da Defesa Nacional (IDN).Doutor em História Institucional e Política Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2005) e Mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (1997). Licenciado em História Pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1990). Tem como áreas de estudo a teoria da estratégia, a defesa nacional e a segurança internacional, com especial destaque para as políticas de defesa, a inserção de Portugal no campo da segurança mundial e a segurança energética.

Publicou recentemente, em co autoria com Ana Paula Pires e Bruno Cardoso Reis, o volume A Inserção Internacional das Pequenas Potências: Primeira Guerra Mundial (Instituto da Defesa Nacional, 2019) e os artigos “Energy Security Strategies: A Conceptual Interpretation”, in Teresa Rodrigues e Carla Fernandes, Ed., The Future of Energy: Prospective Scenarios on EU-Russia Relations, Nova Science Publishers, New York, 2019, pp. 3-32 e a “A Humanidade Demiúrgica sobre o Signo do Aniquilamento: Uma Reflexão Holística sobre o Conceito de Estratégia de Segurança Energética”, Nação e Defesa, nº 153, 5ª Série, Agosto de 2019, pp. 9-48.

Unidades Curriculares que leciona na NOVA IMS
- Dinâmicas Regionais de Segurança e Defesa