Hugo Filipe Pinto Martins
(NOVA IMS| NOVA)
hmartins@novaims.unl.pt
Biografia

Hugo Martins é licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora e Mestre em Ciência & SIG pela NOVA Information Management School (NOVA IMS). Começou por desenvolver a atividade de investigação na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, onde se focou essencialmente na aplicação de conceitos e ferramentas do domínio geo-espacial e de deteção remota para a análise e modelação de doenças transmitidas por vetores. Viria mais tarde, a juntar-se ao Laboratório de Novas Tecnologias do NOVA IMS focando a sua atividade no desenvolvimento de soluções WebSIG costumizadas. Mais recentemente, exerce funções de Analista Programador SIG na Municípia, EM, SA.

Os seus principais interesses científicos e "geográficos" estão sobretudo relacionados com a utilização e desenvolvimento de Free and Open Source Software em SIG, interoperabilidade e modelação espacial.

Unidades Curriculares que leciona na NOVA IMS
- Software Aberto e Programação em SIG
Capítulo de Livro
Martins, H., & Rocha, J. G. (2012). Distributed Geospatial Data Management for Entomological and Epidemiological Studies. In L. Díaz, C. Granell & J. H. (Eds.) (Eds.), Discovery of Geospatial Resources: Methodologies, Technologies, and Emergent Applications (pp. 220-240). Hershey: Information Science Reference.
Publicações em Atas de Conferência Científica
Martins, H., Ribeiro, T., Oliveira, T., & Painho, M. (2011). Sistema de apoio ao licenciamento da ARH Algarve: uma solução webGIS baseada em tecnologia open-source. Paper presented at the IV Jornadas de Software Aberto para SIG, Guimarães.
Martins, H., Nunes, T., & Boinas, F. (2010). Open source geospatial technologies for the portuguese entomological surveillance program. Paper presented at the II Congresso Ibérico de Epidemiologia Veterinária, Barcelona.
Martins, H., Nunes, T., & Boinas, F. (2009). Modelling bluetongue vectors occurrence using GIS and remote sensing techniques. Paper presented at the 3ª Reunião Internacional MEDREONET, Lisboa.
Martins, H., Rocha, J., Nunes, T., & Boinas, F. (2009). Portal SIGLA: uma plataforma webSIG open source para a vigilância entomológica da língua azul. Paper presented at the Jornadas de Software Aberto para SIG, Évora.