main content

pagetop

header

slides

principal

breadcrumbs

 
|
|
NOVOS ALUNOS | 1º ANO
 

conteudo

Licenciaturas | Novos Alunos

novos-alunos-2020-2021

PARABÉNS, bem-vindo à NOVA IMS!

A vida universitária é determinante para o futuro licenciado, sendo relevante a dedicação ao estudo, a capacidade de investigar, de trabalhar e de inovar, assim como o desenvolvimento de amizades e o espírito de solidariedade entre colegas.

Informações sobre o processo de Matrícula

  1. 1. Processo de matrícula online:

O período de matrícula decorre de 30 de outubro a 3 de novembro. A matrícula  será  realizada online e através do Portal Académico Netp@. Acede ao link Zoom https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96565518853 de 30 de Outubro a 3 de Novembro, entre as 9:00h e as 10:00h para receberes o teu username e apoio na realização da tua matrícula.

Para a realização da matrícula/inscrição online na NOVA IMS, através do portal académico Netp@, deves usar a password usada para o Concurso Nacional.

a) Prepara os seguintes documentos para fazer o upload na plataforma de inscrição:

  • Obrigatório: foto (tamanho do passaporte - apenas foto de rosto);
  • Obrigatório: cópia do boletim de vacinas com vacinas em dia (ou obtenha Aqui);
  • Obrigatório para candidatos admitidos menores de idade: caso o candidato seja menor de idade fazer upload desta
    declaração, preenchida e assinada pela pessoa que demonstre exercer o poder paternal ou por um seu procurador
    bastante.

b) Após submeteres a matrícula, surgirá um link para submeter o pedido de cartão de aluno;

c) Consulta no Netp@, "Área de Consultas", menu "As minhas Unidades Curriculares", em que turmas práticas estás inscrito.

d) As aulas são presenciais embora em semanas alternadas (formato misto - presenciais e à distância): metade dos alunos assiste presencialmente e a outra metade assiste à distância, na semana seguinte troca o turno e assim sucessivamente. A informação do turno e calendário será fornecida no ato da matrícula.

A tua matrícula só será definitiva após o pagamento da primeira prestação da mensalidade, até ao dia 3 de novembro (após inscrição acede ao menu “situação financeira” no Netp@ para obteres as referências bancárias).

  • 1ª Prestação: de 30 de outubro a 3 de novembro de 2020: 69,70€ (a ser recebida no ato da matrícula);
  • Matrícula (35€) e do seguro escolar (1,40€).

Acede a Netp@ com as credenciais.

  1. 2. Custos de Matrícula:

Ao concluíres a tua matrícula no Netp@ vai ao  menu “situação financeira”, submenu “pagamentos” para realizares o pagamento por Referência MULTIBANCO.

No ato da matrícula, os alunos deverão fazer os seguintes pagamentos:

  • 69,70€ - referentes à 1ª prestação da propina;
  • 35€ - referentes aos emolumentos de matrícula (anual);
  • 1,40€ - referentes ao seguro escolar anual.

Propina Total (anual) = 697€

De uma só vez (697€), até ao dia 3 de novembro de 2020 ou em 10 prestações:

  • 1ª Prestação: de 30 de outubro a 3 de novembro de 2020: 69,70€ (a ser recebida no ato da matrícula);
  • 2ª Prestação: de 1 a 8 de novembro de 2020: 69,70€;
  • 3ª Prestação: de 1 a 8 dezembro de 2020: 69,70€;
  • 4ª Prestação: de 1 a 8 de janeiro de 2021: 69,70€;
  • 5ª Prestação: de 1 a 8 de fevereiro de 2021: 69,70€;
  • 6ª Prestação: de 1 a 8 de março de 2021: 69,70€;
  • 7ª Prestação: de 1 a 8 de abril de 2021: 69,70€;
  • 8ª Prestação: de 1 a 8 de maio de 2021: 69,70€;
  • 9ª Prestação: de 1 a 8 de junho de 2021: 69,70€;
  • 10ª Prestação: de 1 a 8 de julho de 2021: 69,70€.

Para os estudantes que tenham requerido a atribuição de bolsa de estudos (SAS/UNL), o pagamento da propina só se realizará após o proferimento da decisão final no processo e, se concedida a bolsa, após o pagamento desta. O aluno dispõe, nestes casos, de um prazo de 15 dias para a regularização da situação.

  1. Questões Frequentes

    1. 1. Onde posso consultar o meu horário?

    O horário da licenciatura em Gestão de Informação Aqui e da licenciatura em Sistemas de Informação Aqui.

    1. 2. As aulas são presenciais?

    Sim, embora em semanas alternadas (formato misto - presenciais e à distância): metade dos alunos assiste presencialmente e a outra metade assiste à distância, na semana seguinte troca o turno e assim sucessivamente. Saberá a que turno pertence no dia da sua matrícula.

    1. 3. Como vou saber em que horário funciona o meu turno?

    Pode consultar o calendário das aulas presenciais do seu turno Aqui. Nas semanas não indicadas no calendário, deve assistir a todas as aulas à distância, utilizando para isso o link para a videoconferência que cada docente colocará no Moodle, na respetiva unidade curricular.

    1. 4. Fiquei no turno não presencial como tenho acesso às aulas online?

    Os links das aulas por videoconferência estarão disponíveis na plataforma Moodle. O acesso a esta plataforma é realizado através do utilizador que te será indicado pelos Serviços Académicos no dia da matrícula.

    1. 5. O que devo fazer para assistir às aulas presenciais?

    Nas semanas, presenciais deverá deslocar-se à sala de aula indicada no horário, e registar a sua presença através da @NOVA IMS App (disponível para android e IOS). Este registo tem apenas como finalidade identificar quem esteve em cada sala de aula, em caso de ser necessária a notificação dos alunos pelas Autoridades de Saúde.

    1. 6. As aulas no ensino presencial serão obrigatórias ou pode optar-se por fazer todas online?

    Privilegiamos o ensino presencial. É assim importante que compareça presencialmente às aulas em todas as semanas assinaladas no seu turno presencial. Em algumas unidades curriculares, a assiduidade é considerada como critério de avaliação.

    1. 7. Posso mudar de turno?

    Apenas por permuta direta com outro colega.

    1. 8. Se encontrar um colega que queira fazer permuta comigo o que devo fazer?

    Dirige-se aos Serviços Académicos com o colega para solicitarem a permuta oficialmente e ser atualizado o sistema de controlo dos turnos.

    1. 9. Quais os modelos de aprendizagem utilizados?

    Para dar resposta à capacidade reduzida do nosso campus e salas de aula, o programa académico será ministrado num formato misto (blended learning), em que todas as aulas são ministradas em sala de aula pelo docente, mas apenas metade dos alunos pode assistir presencialmente em cada semana, sendo que a outra metade assistirá às aulas a distância, utilizando a sessão de video-conferência apresentada no Moodle. Existem assim dois grupos de alunos que vão assistir às aulas presencialmente e à distância, num esquema rotativo semanal.

    1. 10. Qual o modelo de aprendizagem para cada programa?

    Regra geral, todas as unidades curriculares dos programas de licenciatura serão lecionadas em sala de aula, com transmissão online para os alunos que assistem por video-conferência. Mais informações serão disponibilizadas no syllabus disponível no Netp@ de cada unidade curricular.

    1. 11. Onde posso consultar o calendário académico?

    Consulte o calendário académico Aqui

    1. 12. Onde posso consultar o meu horário?

    Os horários estão disponibilizados na página do respetivo curso em http://cursos.novaims.unl.pt/LICENCIATURA/Horarios/

    1. 13. Os horários das aulas são adaptados à nova realidade pós-COVID-19?

    Sim, os horários refletem a necessidade de reduzir, ao máximo, o número de alunos no campus em simultâneo e a aglomeração de alunos nas áreas comuns.

    1. 14. Os exames serão presenciais ou online?

    Todos os exames para os programas de licenciatura serão realizados presencialmente no campus no Semestre Outono 2020/21. Regra geral, não haverá exames online. As exceções para exames ou quaisquer outros formatos de avaliação serão tratadas pelos canais definidos para o efeito nos Serviços Académicos.

    1. 15. Se uma pessoa for infetada ou estiver em risco de infeção e tiver de ficar em quarentena como conseguirá seguir as aulas?

    O aluno deverá informar os pontos de contacto da NOVA IMS de que se encontra doente ou em quarentena (Pedro Bernardino – 963900820; Sara Ribeiro – 928099528; Filipe Palma - 969415164). Caso a situação clínica o permita, deverá assistir a todas as aulas a distância até que as autoridades de saúde autorizem o regresso ao ensino presencial.

    1. 16. Para que serve @NOVA IMS App?

    A @NOVA IMS App (disponível para android e IOS) serve para registar a presença dos alunos em sala de aula. Em caso de haver um membro da comunidade NOVA IMS infetado, a @NOVA IMS App permitirá conhecer os outros membros da comunidade NOVA IMS que estiveram em contacto próximo com o membro infetado e enviar essa informação às Autoridades de Saúde que estabelecerão o devido protocolo de notificação e aconselhamento com esses membros.

    1. 17. Como funcionarão os trabalhos de grupo?

    Recomendamos vivamente que os alunos planeiem os trabalhos de grupo para serem elaborados online, via Teams/Zoom, a fim de cumprir o distanciamento social e o regulamento do campus.

    1. 18. Como funcionarão as horas de apoio do corpo docente (horário de atendimento)?

    O horário de atendimento do corpo docente será feito totalmente online, tanto para os docentes do curso como para os professores assistentes. Os detalhes serão partilhados na página Moodle de cada unidade curricular.

    1. 19. Como funcionarão os serviços de apoio ao aluno (Serviços Académicos, Serviços de Informática, Serviços Financeiros,
      Gabinete Erasmus e Gabinete de Apoio ao Aluno)?

    Todos os serviços da NOVA IMS estarão disponíveis online e presencialmente. Os horários encontram-se disponíveis em https://www.novaims.unl.pt/servicos-e-comunidade.

    1. 20. Para assistir às aulas a distância, utilizo sempre o mesmo link de videoconferência?

    Não, cada unidade curricular que é gerida por um diferente docente, tem associado um ou mais links para as aulas a distância (teóricas e práticas). Antes de cada aula, deverá verificar no Moodle qual o link para a respetiva aula na referida unidade curricular. Tenha em atenção que, na mesma unidade curricular, os links para as aulas teóricas e práticas podem ser diferentes.

    1. 21. Quais as plataformas académicas utilizadas pela NOVA IMS?

    Para gerir a vida académica dos alunos, a NOVA IMS utiliza as seguintes plataformas:

    • NetP@ - realização da inscrição às unidades curriculares e matrícula, consulta do programa das unidades curriculares, consulta das classificações parciais e finais das unidades curriculares, verificar a situação financeira do aluno, solicitar documentos aos Serviços Académicos, etc.
    • Moodle – apresentar os materiais de aprendizagem de cada unidade curricular, receber informações sobre a realização das aulas, conhecer os links das video-conferências para as aulas a distância, submeter trabalhos de avaliação, criar grupos de trabalho, etc.
    • Webmail – todas as comunicações da NOVA IMS serão enviadas para o e-mail institucional (r2020....@novaims.unl.pt). Deverá aceder a esta conta com regularidade, ou se preferir, reencaminhar para outra conta de e-mail a que acede com maior frequência.
    1. 22. As salas têm computadores disponíveis para utilizar nas salas de aula?

    Por questões sanitárias, não existem computadores nas salas de aula pelo que os alunos deverão trazer o seu próprio computador. É possível, nos casos justificados, solicitar um computador à NOVA IMS para empréstimo de longa duração.

    1. 23. Como posso aceder à rede wi-fi da NOVA IMS?

    A informação sobre o acesso à rede wi-fi da NOVA IMS encontra-se disponível em https://www.novaims.unl.pt/servicos-de-informatica.

    1. 24. Como posso comunicar de forma não presente com os Serviços Académicos da NOVA IMS?

    De forma eletrónica, através do formulário disponível em http://onlinev2.novaims.unl.pt/contacto/, por telefone através do nº 213828610.

    1. 25. Como obter o cartão de aluno da NOVA IMS?

    No final da matrícula será fornecido um link para submeter o pedido do cartão do aluno.

footer