main content

pagetop

header

slides

menu principal

principal

breadcrumbs

 
|
|
SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
 

conteudo

Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação

NOVA IMS

Atualmente as tecnologias da informação estão presentes nas mais diversas áreas do conhecimento e no quotidiano das pessoas, mesmo quando elas não percebem.

Recorremos permanentemente a sistemas inteligentes, serviços de conetividade, equipamentos de rede e integração de dados, que correspondem às plataformas computacionais que conhecemos como: computadores, tablets, smartphones, entre muitos outros equipamentos que partilham informações e executam tarefas. A licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação visa a formação de especialistas na análise, conceção e implementação de sistemas de informação.

Ao longo do curso, os alunos adquirem um conjunto de competências que lhes permite planear e organizar o processamento, o armazenamento e a recuperação de informação, conceber e construir aplicações informáticas, bem como desenhar e gerir redes de computadores e sistemas de informação.

Adquirem também um conjunto de ferramentas que suportam os processos de negócio das empresas, tais como, E-Business, Supply Chain Management (SCM), Enterprise Resource Planning (ERP), Knowledge Management Systems (KMS) e Customer Relationship Management (CRM). Estas ferramentas assumem-se hoje como um elemento estrutural na criação de vantagens competitivas no mercado. É uma licenciatura inovadora que corresponde às reais necessidades do mercado de emprego, nacional e internacional.

 

* Relatório independente ObipNOVA referente aos licenciados da NOVA IMS em 2017. ** Taxa aferida junto dos diplomados ativos.

Testemunhos

Eduardo Costa

Eduardo Costa | 1º ano (colocado em 2020-21) | Colégio do Sagrado Coração de Maria

Após terminar o secundário, optei por estudar na NOVA IMS por se tratar de uma faculdade de renome e que promove a excelência académica. Além disso, possui um ambiente mais familiar, uma vez que apenas existem dois cursos de licenciatura, o que me proporcionou uma melhor integração nesta nova etapa da minha vida.
Para alguém como eu, um apaixonado por programação e tecnologia no geral, a minha experiência enquanto caloiro no curso de Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação superou todas as minhas expectativas. Embora a minha entrada tenha ocorrido em situação de pandemia, nunca senti que esta tivesse tido um impacto muito elevado a nível académico e tenho plena noção que isto sucedeu devido a todos os cuidados e soluções implementadas pela universidade.
Desta forma, tenho todas as razões para recomendar a NOVA IMS a todos aqueles que estão à procura de uma faculdade focada numa educação de alto nível, mais familiar e com excelência pela investigação.

Marisa Nunes

Marisa Nunes | 1º ano (colocado em 2020-21) | Esc. Sec. José Saramago

Como aluna de mérito no ensino secundário, no momento da escolha do percurso que queria seguir, tentei optar por um curso que me proporcionasse as melhores oportunidades e qualidade de ensino. A NOVA IMS foi a escolha perfeita, destacando-se pelo seu prestígio, excelência académica, foco na inovação e relação próxima com o mercado de trabalho, numa área que está em constante crescimento. A Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação, que, para além de competências tecnológicas como programação, combina esta vertente com ciências empresariais e sociais, é um curso extremamente completo, dinâmico e desafiante, que não me deixou de surpreender desde o primeiro momento. Recomendo vivamente a NOVA IMS não só a nível de ensino, mas pelo seu ambiente acolhedor e familiar, que me motiva continuamente.

Ex-alunos

Miguel Santos

Miguel Santos | Azure Support Engineer na Microsoft

Durante a licenciatura consegui adquirir competências que se enquadram nas atuais exigências empresariais, porque, além da excelência a que a NOVA IMS nos habituou e incutiu, desenvolvemos também fortes competências técnicas e soft skills que nos colocam num excelente posicionamento de mercado. Estudar na NOVA IMS é representar uma faculdade na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, que se desafia todos os dias para proporcionar aos seus alunos um ensino de excelência, focado na investigação e inovação. Para além da componente académica, o ambiente que se vive é de enorme proximidade entre colegas e professores, sendo por isso um ambiente familiar, que neste momento continua a fazer parte do meu quotidiano visto que estou a frequentar o mestrado de Gestão de Informação com especialização em Marketing Intelligence.

Catarina Matos

Catarina Matos | Digital Creative Factory Lead na CGI

A NOVA IMS permitiu-me realizar uma escolha que não foi só "uma". Hoje vejo que nenhum outro curso me poderia ter dado as ferramentas necessárias para ser capaz de me movimentar no futuro tecnológico. Graças à formação abrangente que a NOVA IMS me proporcionou, estou habilitada a falar acerca de marketing, de programação e de gestão, com profissionais das demais áreas. Ser estudante da NOVA IMS, é ser um profissional "poliglota tecnológico".
São estas as características, desenvolvidas pelo rigor e excelência com os quais somos ensinados, pelas quais o mercado empresarial nos abre as portas não só no fim, mas também durante o curso. Estudar na NOVA IMS é acabar o curso rodeado de grandes amigos, conhecimento inteligente e inovador e para sempre, uma segunda casa.

footer