main content

pagetop

header

slides

principal

breadcrumbs

 
|
NOTICIAS
 

conteudo

A inteligência artificial ao serviço da cidade
A inteligência artificial ao serviço da cidade

No dia 28 de fevereiro de 2020 foi apresentado no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), o projeto Lx Analitics Hub – A inteligência artificial ao serviço da cidade, Resposta do RSB à emergência urbana.

Neste projeto, resultante de uma parceria da Câmara Municipal de Lisboa com a NOVA IMS [Nova Information Management School], o ISEL, a Microsoft e a SAP e com a colaboração da Altice e IPMA, foi desenvolvido um modelo preditivo com o intuito de prever a localização de possíveis ocorrências. Baseado nesta previsão e nos dados de população foi também avaliado o risco para a população na cidade de Lisboa, por forma a permitir com um dia de antecedência, que o Regimento de Sapadores de Bombeiros (RSB) otimize a alocação dos seus meios na cidade para reduzir o tempo de resposta à emergência.

Todo o projeto foi desenvolvido com base na informação armazenada na Plataforma de Gestão de Inteligente de Lisboa (PGIL) da Câmara Municipal e é um exemplo de um caso de uso que poderá vir a tornar-se num serviço integrado nesta plataforma, fazendo parte da estratégia da CML para a criação de serviços orientados pelos dados como forma de contribuir para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Lisboa.

Este projeto foi apenas possível tendo em conta as valências dos seus vários parceiros que desempenharam um papel fundamental na realização deste piloto: o ISEL foi responsável pelo desenvolvimento dos processos de carregamento contínuo de dados para a plataforma analítica da Microsoft, tendo a NOVA IMS utilizado essa mesma plataforma para desenvolvimento do modelo preditivo. A SAP desenhou um modelo teórico de uma data warehouse para recolha da informação proveniente do modelo preditivo.

O modelo preditivo foi desenvolvido tendo em conta o histórico de ocorrências na cidade de Lisboa entre 2013 e 2018, variáveis climatéricas, segundo dados do IPMA, e variáveis sociodemográficas. As áreas de serviço de 5 minutos e 10 minutos foram definidas a partir dos quartéis do RSB, tendo em conta os condicionamentos de tráfego previstos e aprovados pela CML.

O evento contará com a participação do vereador da CML com os pelouros da Mobilidade, Segurança e Economia e Inovação, Miguel Gaspar, do vereador da CML com os pelouros do Desporto, Higiene Urbana e Proteção Civil, Carlos Manuel Castro,  do Comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, Tiago Lopes, do diretor do Centro de Gestão e Inteligência Urbana de Lisboa, João Tremoceiro, o Sub-Diretor da NOVA IMS Miguel de Castro Neto, o Diretor Técnico da Microsoft Portugal,  Manuel Dias, o Diretor de Operações da SAP, Nuno Saramago e  o Professor Nuno Datia do ISEL.

footer