Barómetro Covid-19: investigação ENSP-NOVA ao serviço da sociedade

A Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade NOVA de Lisboa lançou hoje um projeto de investigação dedicada à COVID-19, intitulado Barómetro COVID-19, para contribuir em tempo útil aos desafios que nos impõe esta pandemia global.

O Barómetro COVID-19 pretende gerar conhecimento científico robusto que seja ser útil agora, na tomada de decisão, e garantir que o conhecimento útil para o futuro. A agenda do Barómetro não é fechada, vai definir-se e adaptar-se, ao longo da pandemia, consoante as necessidades identificadas. Todos são bem-vindos a participar. Este é o Nosso Barómetro!

Neste momento estão a ser estudadas três questões:

·        Análise comparativa das respostas dos diferentes países à epidemia COVID—19

·        Modelos epidemiológicos de projeção de novos casos (primeiros resultados já lançados)

·        Ao longo de toda a pandemia e sob o ponto de vista do cidadão, analisar a evolução da perceção quanto ao risco, do cumprimento das medidas veiculadas pelo Governo, quanto à capacidade de resposta do Governo e dos serviços de saúde e quanto aos impactos no quotidiano individual. Pretende-se ainda analisar as fontes de informação preferenciais e a rede social de apoio em caso de necessidade. [Participe e responda ao questionário ]

Com este projeto de investigação que é agora lançado, a ENSP-NOVA pretende disponibilizar à sociedade dados efetivos e análises científicas sobre a pandemia, com o objetivo de contribuir ativamente para a sua compreensão, assegurar uma ferramenta de apoio à tomada de decisão e gerar conhecimento robusto, que possa ser útil em futuras situações.

Os resultados da investigação serão disponibilizados de forma regular e com a maior brevidade, numa plataforma digital que se encontra neste momento em construção, prevendo-se a sua conclusão ainda durante o mês de março.

Em caso de sugestões, dúvidas ou comentários, agradecemos o contacto para: barometro.covid19@ensp.unl.pt