menu principal

MISSÃO, VOCAÇÃO, VALORES, CULTURA E AMBIÇÃO

Missão, Vocação, Valores, Cultura e Ambição

Missão

• Formar líderes capazes de trabalhar num contexto global e competitivo, combinando investigação inovadora em gestão de informação com um ambiente de ensino estimulante e criativo, de forma a gerar e disseminar conhecimento na sociedade global.

Vocação

Criada em 1989, a NOVA IMS prossegue a sua vocação, enquanto Unidade Orgânica da Universidade Nova de Lisboa, de se afirmar como Escola de vanguarda na área da conversão de dados em valor (“From Data to Value”), através da Ciência dos Dados e sua Análise (“Data Science and Analytics”), por via de uma aposta integrada e devidamente articulada de iniciativas de ensino, investigação e contribuição para a sociedade (terceira missão).

Valores

Na realização da sua atividade, os valores da Universidade Nova de Lisboa, e da NOVA IMS em particular, incluem:

• Comportamento ético e de responsabilidade social, com respeito pela dignidade humana, pela liberdade, pela democracia, pela igualdade, pelo Estado de Direito e, em geral, pelos Direitos Humanos, incluindo os direitos das pessoas pertencentes a quaisquer minorias.
  • Integridade, honestidade e responsabilidade em todas as ações realizadas como compromisso no prosseguimento da nossa missão, com sentido de justiça e independência em relação a interesses alheios aos objetivos da Universidade.
  • Transparência e partilha de conhecimento em total abertura à sociedade.
  • Busca constante da Excelência e inovação em todas as atividades desenvolvidas em tudo aquilo que fazemos.

Deste modo, a NOVA IMS assume o compromisso de incluir na sua prática académica e institucional, como parte integral da sua identidade, o contínuo respeito e promoção destes valores, que estão também refletidos em todas as iniciativas que forem desenvolvidas no âmbito do Plano Estratégico.

Cultura

A alma estratégica da qualidade na NOVA IMS baseia-se em cinco ações fundamentais: aprender, ousar, inovar, premiar a excelência e construir um mundo sustentável.
Na NOVA IMS acreditamos que o sucesso alcançado e a alcançar se deve em larga medida ao cultivo, preservação e consolidação da seguinte trilogia de elementos da cultura organizacional:

• Coesão Interna;
  • Meritocracia;
  • Agilidade.

Ambição

A NOVA IMS quer continuar a afirmar-se cada vez mais e melhor enquanto Escola líder em Gestão de Informação e Ciência dos Dados (“Information Management and Data Science”), através da clara ambição estratégica para a construção de um Futuro de Excelência. Para que assim seja, queremos ser uma Escola cada vez mais atenta, ágil, preparada para as mudanças e capaz de responder, com clara noção do posicionamento consistente a manter e alcançar, bem como a preservação e consolidação de uma forte cultura organizacional.