Ver o conteúdo principal

Docentes

Biografia

Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia (atual ISEG - Lisbon School of Economics and Management) em 1982 e concluiu o curso de MBA com especialização em Gestão de Informação na Universidade Católica Portuguesa, em 1996.

Desempenha as funções de Diretor Adjunto do Departamento de Estatística do Banco de Portugal, desde 2009. 

Trabalha no Banco de Portugal desde 1983, inicialmente no Departamento de Estatística e Estudos Económicos entre 1983 e 1997 e no Departamento de Estatística desde 1997 até à atualidade, onde tem assumido diversos cargos de gestão desde 1996.

No domínio da função estatística, possui uma vasta experiência enquanto representante do Banco de Portugal em diversos comités e grupos de trabalho nacionais e internacionais (incluindo algumas presidências), com particular incidência em fora no âmbito do Sistema Europeu de Bancos Centrais e da CEMLA (Centro de Estudos Monetários Latino Americanos). Participou em inúmeras iniciativas de cooperação técnica a nível internacional com mais de 25 bancos centrais nacionais da Europa, África, América Latina e Ásia. Nos anos mais recentes tem tido uma contribuição muito ativa em inúmeras iniciativas no seio da comunidade de bancos centrais nas áreas de big data, gestão integrada de informação, governação da informação e comunicação e acessibilidade das estatísticas.

É membro do Conselho Superior de Estatística desde 2011, em representação do Banco de Portugal enquanto Autoridade Estatística Nacional.

Preside ao Conselho da NOVA IMS desde 2019.

É docente convidado da NOVA IMS na Pós-graduação em Sistema Estatísticos, assegurando, desde 2015, a lecionação da unidade curricular de Estatísticas de Bancos Centrais.