O NOVA Cidade Urban Analytics Lab reúne uma rede de pessoas e organizações dedicadas à construção de cidades inteligentes. O laboratório desenvolve iniciativas que visam promover uma gestão urbana mais eficaz e eficiente, utilizando a cidade como plataforma e aplicando a ciência dos dados ao planeamento e a administração dos espaços urbanos. O seu objetivo é gerar e transferir conhecimento aplicado ao contexto da inteligência urbana, impulsionando o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e sustentáveis.
NOVA Cidade: Urban Analytics Lab _2
Missão
A missão deste laboratório é impulsionar o progresso das cidades inteligentes através da ciência dos dados e da colaboração entre agentes chave. O NOVA Cidade Urban Analytics Lab foca-se em criar conhecimento aplicado que ajude a melhorar a eficiência no planeamento urbano e a promover a inovação na gestão dos espaços urbanos, com o objetivo de construir cidades mais sustentáveis e preparadas para os desafios do futuro.
Objetivos
- Transformar o planeamento urbano através de dados: Utilizar a ciência dos dados e a cidade como plataforma para promover uma gestão mais eficaz e eficiente dos espaços urbanos.
- Promover a participação cívica: Incentivar uma maior colaboração e envolvimento dos cidadãos através de tecnologias de informação e comunicação, apoiadas por capacidades analíticas avançadas.
- Alcançar um desenvolvimento urbano sustentável: Gerar benefícios económicos, sociais e ambientais, criando cidades mais equilibradas e resilientes.
Áreas
- Cidades Inteligentes e Sustentáveis;
- Analítica Urbana;
- Open Data.
Projetos
- Dados 4 Oeiras: Implementação de uma estratégia de inteligência urbana para transformar Oeiras numa smart city, promovendo uma gestão eficiente e sustentável.
- Estratégia Almada Circular e Inteligente 2030: Projeto que visa transformar Almada numa cidade circular e sustentável até 2030, acelerando o processo de descarbonização.
- ACP Mobilidade 4.0: Atualização e aprofundamento do estudo sobre o impacto das ciclovias na mobilidade, com foco na construção de um novo paradigma para as políticas públicas data-driven.
- Dados ao Serviço de Lisboa: Parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, o ISEL e a NOVA IMS para implementar uma plataforma de dados e explorar melhores práticas de gestão urbana.
- City Catalyst - Catalisador para Cidades Sustentáveis: Desenvolvimento de soluções tecnológicas para melhorar a gestão urbana, tornando as cidades mais inteligentes e sustentáveis.
- Climate Driven Technologies for Low Carbon Cities (C-TECH): Criação de uma plataforma digital de smart cities para planear e reduzir a pegada carbónica nas cidades, focada em eficiência energética e gestão urbana.
- Bee2WasteCrypto: Desenvolvimento de uma ferramenta TI para otimizar a gestão de resíduos e incentivar comportamentos sustentáveis através da blockchain e soluções PAYT.
- Urban Co-creation Data Lab: Projeto focado em apoiar a gestão urbana em Lisboa com ferramentas de análise de dados para melhorar a mobilidade, gestão de resíduos e controlo da poluição.
- Sensing Campolide: Iniciativa que promove a educação ambiental e a transformação digital em Campolide, utilizando sensores e ciência de dados para reduzir a pegada ecológica.
- Municípios + Inteligentes: Estudo e prototipagem de uma plataforma de gestão de informação para melhorar a inteligência na gestão municipal em três municípios, testando estratégias inteligentes de gestão.
Projetos em Andamento
O Portugal Blue Digital Hub (PBDH), liderado pelo Fórum Oceano, tem como objetivo promover a transição digital e ambiental da Economia Azul, desenvolvendo soluções baseadas em Inteligência Artificial, Blockchain e Big Data. Apoia PME e entidades públicas na digitalização, descarbonização e circularidade dos modelos de negócio, enquanto fomenta o empreendedorismo, atrai investimento estrangeiro e promove competências digitais. Com um consórcio de 17 organizações e mais de 30 fornecedores, o PBDH oferece serviços digitais e de teste através da “Bluetech Testing Network”, criando um ecossistema que impulsiona a dupla transição digital e ambiental. Este projeto é cofinanciado pelo PRR - Recover Portugal e pela União Europeia. Mais informações em Portugal Blue Digital Hub.