Ver o conteúdo principal

12 razões para estudar em Lisboa

12Razoes

12 razões para estudar em Lisboa

Lisboa, a capital de Portugal, é uma cidade vibrante e com muito para oferecer. É conhecida pela sua história única e bairros característicos que se mantêm fiéis à cultura e tradição do país, não deixando, no entanto, de ser uma cidade moderna com um pensamento progressivo.

Famosa pelo seu clima e praias incríveis, gastronomia, hospitalidade, cultura e lazer, torna-se um destino inesquecível para qualquer estudante, permitindo uma experiência universitária única.

"Quem nunca viu Lisboa, nunca viu coisa boa."

Provérbio Português.

Cidade Cosmopolita Aberta ao Mundo

Lisboa é a “porta Atlântica”, não só da Europa, mas também de África e das Américas. Do Tejo, saíram os Descobridores nos séculos XV e XVI que deram "novos mundos ao mundo" (Luís de Camões em Os Lusíadas). Desde sempre, Lisboa convive com outros povos e culturas, conferindo aos seus habitantes um espírito de grande abertura aos estrangeiros, como o atestam os múltiplos testemunhos daqueles que aqui trabalham ou estudam. Por essa razão, Lisboa é considerada uma urbanização universalista, onde são faladas múltiplas línguas e onde vivem diferentes povos com culturas distintas.

Cidade Verde

Lisboa tem uma rede de postos para abastecimento elétrico de automóveis e uma rede de ciclovias que interligam zonas residenciais, de serviços e zonas verdes, dedicada a quem pretende deslocar-se de bicicleta*. Além do “grande pulmão de Lisboa” – Parque Florestal de Monsanto e Parque da Bela Vista -, encontram-se espalhados pela cidade, vários parques e jardins com interesse histórico e artístico que dão vontade de relaxar. 

No coração da capital está situado um dos maiores parques urbanos da Europa, existindo também vários parques e jardins com interesse histórico e artístico, perfeitos para descontrair após um longo dia de aulas.

Não muito longe do centro da cidade está localizado o Parque Florestal de Monsanto, com uma área de 1000 hectares. A pouco mais de 30 minutos de carro, é possível visitar alguns dos parques naturais mais emblemáticos do país e outras áreas protegidas como o Parque Natural de Sintra-Cascais e o Parque Natural da Arrábida.

Cidade Verde

Segurança

A segurança é um dos pontos fortes da cidade de Lisboa, considerada uma das mais seguras da Europa (segundo a Europe Best Destinations), e que também por isso, tem vindo a subir na lista de cidades mais seguras e com melhor qualidade de vida. Portugal apresenta baixos índices de criminalidade violenta, sendo avaliado como o 3º país mais seguro do Mundo (Global Peace Index-2019).

Ensino de Excelência

Lisboa oferece aos estudantes uma qualificada rede de universidades públicas e privadas e centros de investigação, mantendo uma intensa cooperação com instituições de ensino universitário de referência internacional. Proporciona programas de elevada qualidade em termos de conteúdos e técnicas de ensino inovadorasexistindo uma forte cultura de pesquisa e de colaboração entre o mundo académico e empresarial.

Desporto

O facto de ser a Capital mais soalheira da Europa, é uma oportunidade para a prática de diversos desportos ao ar livre, como por exemplo jogging, BTT, caminhadas, golfe, equitação, futebol ou skate. A proximidade com o rio Tejo e o mar, permitem ainda a prática do remo, canoagem, vela, surf e kitesurf. Duas das mais espetaculares frentes de mar da Europa situam-se no Guincho (a 25 min.) e na Ericeira (a 35 min.), sendo esta última a maior reserva de surf da Europa.

Lazer e Diversão

Uma cidade, onde durante todo o ano, acontecem eventos, muitos deles com notoriedade internacional, como por exemplo a Web Summit, Volvo Ocean Race, Rock in Rio e Nazaré Tow Surfing Challenge.

Ao longo do rio Tejo (zona ribeirinha), existem inúmeros e diversificados locais para tomar uma refeição e ver o pôr do sol, ou mesmo dançar, como por exemplo nas Docas - Alcântara.

Custo de Vida

Lisboa é uma das cidades mais baratas da União Europeia, o que constitui um fator bastante atrativo para muitos estudantes.

Multiculturalismo e Hospitalidade

Os Lisboetas são afáveis e espontâneos e têm um conhecimento de línguas estrangeiras bastante elevado, especialmente a população mais jovem (mais de 90% dos jovens fala pelo menos uma língua estrangeira), sendo considerada, por essa razão, a cidade que melhor fala inglês na europa do sul.

Os idiomas mais falados são o inglês (59,6%), francês (21,5%) e espanhol (14,8%). Na cidade coexistem pacificamente numerosas comunidades oriundas de vários países, com especial destaque para o Brasil, Cabo Verde, Angola, Ucrânia, Índia e China.

Trata-se de um país aberto ao mundo, que afirma e promove os valores em que o povo português acredita: respeito pela dignidade humana, bem como, igualdade e promoção do bem-estar dos povos.

Cultura e Criatividade

A história perpassa a cada esquina quando passeamos na antiga Lisboa – bairros da Baixa, Alfama e Castelo. À noite, facilmente se encontram locais típicos onde pode ouvir cantar o Fado - música nostálgica de Lisboa - reconhecido em 2011 pela UNESCO como património imaterial da Humanidade. A cidade de Lisboa tem uma oferta variada de equipamentos culturais, lojas, zonas boémias e de lazer com forte ligação aos bairros tradicionais. Lisboa é uma verdadeira cidade criativa, com uma enorme variedade de eventos culturais e mais de 75 museus e galerias

Fonte: www.studyinlisbon.pt/10-razoes

Proximidade com o resto do mundo

Lisboa tem voos diretos para a América do Norte, com uma viagem de duração inferior a 8 horas e está à distância de 3 horas, aproximadamente, de grande parte das cidades europeias. O aeroporto de Lisboa tem excelentes acessos, estando situado a apenas 8 km do centro da cidade.

Gastronomia inigualável

Lisboa é conhecida por ser uma capital culinária a nível mundial. O turismo gourmet está em constante crescimento, sendo indispensável, experimentar a cozinha tradicional portuguesa. É uma cidade com uma oferta muito diversificada de bares, esplanadas e restaurantes dotados de uma excelente gastronomia, existindo uma enorme oferta de comida fresca de elevada qualidade, a preços bastante atrativos.

Fonte: www.studyinlisbon.pt/10-razoes

Clima

Dependendo da região e da época do ano, de um modo geral, Portugal é um país bastante soalheiro. Sem neve e temperaturas que nunca chegam abaixo de zero, Lisboa é uma cidade verdadeiramente abençoada. É um privilégio viver numa cidade em que é possível ir à praia em outubro ou março e poder sentar-se confortavelmente numa esplanada em fevereiro. O clima é temperado marítimo, com verões quentes e Invernos húmidos, embora a região de Lisboa possua verões mais longos e quentes do que as regiões montanhosas e mais a Norte de Portugal.

Valores Médios Ar jan/mar abr/jun jul/set out/dez
17,1 21,8 27,3 17,2
62,8 71,2 79,3 53,0
Valores Médios Mar jan/mar abr/jun jul/set out/dez
14,9 17,5 19,5 16,1
58,8 63,5 67,1 60,0