Ver o conteúdo principal

Unidades curriculares

1.º Ano - Semestre Outono

Direito bancário (6 ECTS)
Esta unidade curricular tem como objetivo familiarizar os estudantes com as noções fundamentais e os regimes aplicáveis aos principais contratos e operações bancários, permitindo a aplicação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na licenciatura em Direito em matéria de Direito Civil e Comercial, dando a conhecer aos alunos os instrumentos jurídicos ao seu dispor e desenvolvendo a sua capacidade de argumentação jurídica, a resolução de problemas práticos, e o contacto direto com o mercado e o regulador.

Direitos dos Seguros (4 ECTS)
Esta unidade curricular introduz as noções fundamentais e os regimes aplicáveis ao contrato de seguro, permitindo a aplicação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na licenciatura em Direito em matéria de Direito Civil e Comercial, dando a conhecer aos alunos os instrumentos jurídicos ao seu dispor e desenvolvendo a sua capacidade de argumentação jurídica, a resolução de problemas práticos, e o contacto direto com o mercado e o regulador.

Direitos dos Instrumentos Financeiros (4 ECTS)
Esta unidade curricular tem como objetivos gerais dar aos alunos uma noção global do sistema e dos instrumentos financeiros bem como das operações realizadas sobre esses instrumentos; introduzir os alunos no quadro jurídico nacional e comunitário relativo aos instrumentos financeiros e sua relação com o direito privado comum. Pretende particularmente dar aos alunos uma clara noção dos títulos de crédito e das principais operações realizadas sobre eles, tomando como base a letra de câmbio, a livrança e o cheque; introduzir os alunos no universo dos valores mobiliários e dos instrumentos financeiros derivados, com particular destaque para a sua construção e para as operações de transmissão e oneração e para os diversos tipos de ofertas públicas, e introduzir as principais regras de funcionamento dos mercados de valores mobiliários.

Regulação e Supervisão dos Mercados Financeiros (4 ECTS)
Esta unidade curricular permite aos alunos conhecer a realidade da regulação no setor financeiro, o seu enquadramento jurídico e os principais problemas que se colocam neste domínio. As matérias abordadas na unidade curricular permitem uma aprendizagem dos aspetos fundamentais da regulação do setor financeiro, fornecendo o enquadramento jurídico geral da atividade regulatória dos mercados financeiros e tratando os aspetos e questões específicas da regulação de cada setor.

Mercados e Investimentos Financeiros (6 ECTS)
No final do semestre, o aluno deve ser capaz de:

  • Compreender a organização e o funcionamento do sistema financeiro e a sua relevância económica;
  • Conhecer os mecanismos de admissão ao mercado, os sistemas de negociação usados, os principais participantes;
  • Distinguir os principais segmentos nos quais se decompõem os mercados financeiros e os principais instrumentos financeiros neles negociados;
  • Analisar e avaliar os principais investimentos financeiros negociados nos mercados spot e de derivados;
  • Identificar e calcular as fontes de retorno e risco dos activos financeiros;
  • Discutir o problema da escolha de carteiras de activos, a relação entre rentabilidade e risco, a importância da diversificação;
  • Compreender a formação de preços de equilíbrio e a selecção de portfolios óptimos em contexto de incerteza
  • Discutir o problema da eficiência nos mercados financeiros.

Príncipios de Finanças Empresariais (6 ECTS)
O ensino desta unidade curricular (UC) tem como principais objetivos; a introdução aos grandes temas do 'corporate finance', fusões, aquisições, restruturação de empresas e investimentos financeiros. Esta UC servirá também de preparação para outros temas mais específicos lecionados, como Introdução aos Derivados Financeiros e à Gestão de Risco.

1.º Ano - Semestre Primavera

Gestão de Risco nos Contratos Financeiros (4 ECTS)
Esta unidade curricular tem como objetivo familiarizar os estudantes com as noções fundamentais e os regimes aplicáveis aos principais contratos e operações bancários, permitindo a aplicação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na licenciatura em Direito em matéria de Direito Civil e Comercial, dando a conhecer aos alunos os instrumentos jurídicos ao seu dispor e desenvolvendo a sua capacidade de argumentação jurídica, a resolução de problemas práticos, e o contacto direto com o mercado e o regulador.

Introdução à Análise de Dados (6 ECTS)
A unidade curricular de Introdução à Análise de Dados pretende promover a numeracia dos alunos do mestrado, que pela sua formação de base poderão apresentar lacunas significativas na análise de dados. Assim a unidade curricular fornece uma base para que os alunos possam compreender as bases e fundamentos da análise de dados, extremamente úteis para qualquer tipo de atividade, relacionada com os mercados financeiros. O curso proporciona, de forma intuitiva e com base em exercícios práticos, a compreensão as principais técnicas de análise de dados descritiva. Pretende-se assim que os alunos desenvolvam competências de tratamento e compreensão de dados que lhes permitam compreender e desenvolver, de forma autónoma, análises descritivas de dados relacionados com os mercados financeiros.

Operações Bancárias e Seguradoras (6 ECTS)
No final do semestre o aluno deve ser capaz de:

  • Compreender a importância e o funcionamento dos sistemas financeiros e o papel dos intermediários financeiros;
  • Identificar e distinguir as principais operações bancárias e seguradoras e os riscos inerentes à actividade de intermediação financeira;
  • Conhecer os determinantes da rentabilidade e do equilíbrio financeiro das empresas;
  • Analisar as estratégias comerciais e de criação de valor e as principais tendências no sector a nível internacional;
  • Identificar os principais factores de risco presentes na actividade bancária e seguradora;
  • Conhecer os métodos de identificação, quantificação e gestão do risco de crédito na banca;
  • Avaliar o risco de taxa de juro e de liquidez e os instrumentos de hedging;
  • Analisar e gerir o risco cambial com recurso a derivados financeiros;
  • Conhecer as principais modalidades de seguros do ramos vida e não-vida, identificar os princípios de tarifação dos contratos e de provisionamento dos riscos.

Introdução aos Derivados Financeiros e à Gestão de Risco (6 ECTS)
O ensino da unidade curricular tem dois objetivos principais. O primeiro objetivo pretende sensibilizar os alunos para os temas de risco existente numa organização, incidindo especialmente no risco de mercado (preços de ações e commodities, taxas de juro e taxas de câmbio), liquidez e operacional. O segundo objetivo visa o ensino de instrumentos financeiros derivados ('forwards', futuros, 'swaps' e opções) e sua utilização com vista a reestruturar ou rearranjar 'cash flows' de forma a uma organização atingir os objetivos financeiros desejados, em particular a cobertura de riscos indesejados.