Ver o conteúdo principal

Future Generation Online Talks powered by NOVA IMS

13 abr, 2021
11h00
Plataforma Zoom (de abril a junho)

Future Generation Online Talks powered by NOVA IMS

Informação Geral

Nesta série de talks, serão abordados vários temas por investigadores e profissionais inspiradores, em que os espetadores podem participar em vários momentos, contribuindo para o debate. Esta iniciativa tem como objetivo chegar às gerações do futuro pelo que será amplamente divulgada na esfera do Ensino Secundário, junto de alunos, professores e associações de estudantes.
Conhece as tendências atuais e constrói uma visão para um “futuro imaginado” que já está a acontecer.

Não fiques de fora! Garante já o teu lugar e inscreve-te!

Programa

Conteúdos:

  • Apresentação;
  • Qual a importância dos dados na informação;
  • Que profissões nos media utilizam dados no dia a dia?
  • Como é que a tecnologia pode melhorar o negócio de comunicação social?
  • Os jornais vão ser todos como a Netflix?
  • A Inteligência Artificial vai substituir os jornalistas?
  • Qual o papel da blockchain no futuro dos media?
  • O que é que a gestão de informação tem a ver com tudo isto?

Duração:
1h.

Future Generation Online Talks 1

Objetivos Gerais:
No dia seguinte ninguém inovou. Deste modo se inicia uma discussão aberta sobre o papel da inovação, observação e abertura para falhar. O design thinking será a metodologia guia para esta aventura em que todos poderão participar de forma interativa. Sendo que as três fases do processo: Inspiração, Ideação e Implementação serão abordadas brevemente de forma teórica para que intercaladamente possam ser praticadas.

Metodologia:
Dois exercícios serão executados:
1. Qual a tua prospetiva sobre o ensino?
2. Qual o papel do professor? Qual o papel do aluno?

Requisitos:
Zoom com Breakout Rooms

Duração:
1h30.

Future Generation Online Talks 2

Objetivos Gerais:
A Medicina de precisão, tem sido apontada como o novo paradigma na abordagem de doenças complexas. Este conceito, alavancado pelo desenvolvimento tecnológico, estende-se aos Cuidados de Saúde de um modo mais lato e promete contribuir para um aumento da eficiência dos mesmos.

  • Conceito de Medicina de Precisão - o que é e o que não é;
  • Importância da tecnologia;
  • Importância da multidisciplinariedade;
  • Da Medicina aos Cuidados de precisão – potencial e limitações a ultrapassar;
  • Questões éticas e sua importância.

Metodologia:
Exposição de conteúdos e questões.

Duração:
45 minutos.

Future Generation Online Talks 3

Objetivos Gerais:
Ao longo desta online talk será possível compreender que tipo de dados existem no mundo de futebol, assim como a forma como estes são capturados. Subsequentemente, serão apresentados projetos na área de Data Science que têm como objetivo apoiar a tomada de decisão da equipa técnica através de dados.

Duração:
1h.

Future Generation Online Talks 4

Objetivos Gerais:

  • Identificar os princípios que regem a transformação digital (vocacionado com exemplos do dia-a-dia):
    • Breve explicação sobre as novas tecnologias e qual o seu propósito;
    • Metodologias para identificar novas oportunidades e soluções para problemas da sociedade.

Metodologia:

  • Exposição dinâmica de conteúdos, com vídeos e discussão aberta durante a sessão;
  • Quiz no final.

Duração:
1h30.

Future Generation Online Talks 5

As cidades são hoje espaços de concentração de pessoas e de criação de riqueza e inovação, que encerram inúmeros obstáculos e oportunidades, não esquecendo a necessidade de responder aos desafios da emergência climática, da transição energética e da economia circular.

O NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, uma rede de pessoas e organizações, dinamizada pela NOVA IMS, constrói hoje as cidades inteligentes e sustentáveis do amanhã.

Como é que a Gestão de Informação e a Ciência de Dados contribuiem para a construção de cidades e territórios inteligentes e sustentáveis?

Assiste ao vídeo, para saberes mais sobre o conteúdo desta talk.

Duração:
1h

Future Generation Online Talks 6

Oradores

João Miguel Salvador

Jornalista Coordenador do Expresso

Image content

No Expresso desde 2013, assume atualmente a coordenação de duas secções da revista E. No jornal, passou pelo diário online Expresso Diário e assumiu também funções no projeto digital Vida Extra. Na última pós-graduação que concluiu, em Digital Enterprise Management na NOVA IMS, quis também perceber como a transformação digital pode mudar o futuro dos media.

Sofia Grilo

Lab Manager no Innovation & Analytics Lab da NOVA IMS

Image content

É Mestre em Engenharia Biomédica, pelo Instituto Superior Técnico.

No âmbito desta paixão pela inovação e comportamento humano formou-se em Empreendedorismo em Bioengenharia, Inovação e Design Thinking, e Economia Circular. Tendo as suas ideias conquistado o primeiro lugar num concurso da representação portuguesa da Comissão Europeia, onde o objetivo era debater e definir o futuro da Europa.

Desempenhou, até 2018, o cargo de coordenação de parcerias do TEDxULisboa, sendo neste momento líder de um projeto adjacente, o Reboot. Focado na partilha de conhecimento e desenvolvimento de uma comunidade unida no combate às alterações climáticas.

Ana Pina

Responsável pela área de d.Health&Care e Diretora Clínica da Future Healthcare Virtual Clinic

Image content

Ana Pina é responsável pela área de d.Health&Care e Diretora Clínica da Future Healthcare Virtual Clinic, do grupo Future Healthcare desde Setembro de 2020. Aqui contribui para a conceção de projetos de saúde digital que são aplicados na prática clínica diária na FHVC. Simultaneamente está a terminar o Doutoramento em Mecanismos da Doença e Medicina Regenerativa na Universidade Nova de Lisboa. Está a desenvolver o seu trabalho na aplicação de metodologias de ML ao entendimento do dismetabolismo e a abordagens de precisão destas condições. Por exemplo os açúcares ou a gorduras no sangue que todos conhecem, são importantes fatores de risco para todas as doenças consideradas como não comunicáveis, um dos maiores problemas de saúde no mundo, com maior potencial para abordagem pela saúde digital.

Licenciada pela faculdade de Medicina de Lisboa e especialista em Cirurgia Geral (2010). Desde o início da sua carreira esteve ligada à abordagem e tratamento de doentes com obesidade mórbida, nomeadamente ao tratamento cirúrgico da diabetes tipo2 nestes doentes. Colaborou desde 2012 com um grupo multidisciplinar de tratamento de doentes com obesidade mórbida.

Paralelamente realizou uma pós-graduação em gestão de saúde na Universidade Católica e um mestrado em BI and Knowledge Managment na NOVAIMS, com especial foco na aplicação de metodologias de ML, à abordagem de medicina de precisão na diabetes tipo 2 e doença metabólica. Foi nesta área que desenvolveu a sua tese e que está a continuar no contexto do doutoramento.

Nos últimos anos, colabora em projetos europeus, foi convidada a colaborar com um capítulo acerca da aplicação de ML à clínica para um livro internacional. Publicou artigos em revistas internacionais, que mostram a aplicação prática destes algoritmos a problemas clínicos complexos sublinhando o potencial dos mesmos.

David Sousa

Sports Data Science Intern no Sport Lisboa e Benfica

Image content

David Silva de Sousa licenciou-se em Gestão de Informação pela NOVA Information Management School no ano de 2019, onde concluiu a Licenciatura em Erasmus na Eslovénia. De momento encontra-se no segundo ano do Mestrado em Data Science e Advanced Analytics na mesma universidade.

Iniciou a sua atividade profissional em agosto de 2020, desenvolvendo estágio curricular de seis meses no Sport Lisboa e Benfica, onde realizou diversos projetos na área de Data Science de modo a suportar a tomada de decisão da equipa técnica através de dados.

A nível desportivo, pratica futebol desde os seus 5 anos de idade, estando atualmente a participar no Campeonato de Futebol dos Açores. Além disso, na presente época desportiva iniciou a sua carreira enquanto treinador, realizando curso UEFA C e, simultaneamente, treina a equipa de traquinas do Fayal Sport Club.

Duarte Filipe

Digital Transformation Consultant

Image content

Duarte Filipe, consultor de Transformação Digital a trabalhar num projeto internacional. Execução de projetos nas áreas de Inovação, Digitalização e Transformação de Processos de Negócio.

Formação em Engenharia Mecânica pela FCT NOVA, e especialização no curso executivo “Digital Innovation for Business” da NOVA IMS, mantém uma forte ligação com a academia, tendo acompanhado diversas teses de Mestrado e Projetos associados à Cátedra de Indústria 4.0 promovida pelo ISTécnico.

Miguel de Castro Neto

Coordenador da NOVA Cidade

Image content

Cronograma

TALK 1
A Aplicabilidade dos Dados na Informação

Dias: 13 de abril, 11 de maio e 1 de junho
Horário: 11h

Orador: João Miguel Salvador - Jornalista Coordenador do Expresso

TALK 2
A Implementação de Soluções Criativas na Tomada de Decisão

Dias: 14 de abril, 5 de maio e 2 de junho
Horário: 10h

Oradora: Sofia Grilo -  Lab Manager no Innovation & Analytics Lab da NOVA IMS

TALK 3
Da Medicina aos Cuidados de Saúde de Precisão: Novo Paradigma, Novas Oportunidades

Dias: 21 de abril, 26 de maio e 9 de junho
Horário: 12h

Oradora: Ana Pina - Responsável pela área de d.Health&Care e Diretora Clínica da Future Healthcare Virtual Clinic, do grupo Future Healthcare

TALK 4
Tecnologia para Suportar a Tomada de Decisão no Desporto

Dias: 28 de abril, 12 de maio e 7 de junho
Horário: 11h

Orador: David Sousa - Sports Data Science Intern no Sport Lisboa e Benfica

TALK 5
Mas o que é afinal a Transformação Digital e para que servem as Novas Tecnologias?

Dias: 29 de abril, 11 de maio e 31 de maio
Horário: 17h

Orador: Duarte Filipe - Digital Transformation Consultant

TALK 6
Constrói as Cidades Inteligentes e Sustentáveis do Futuro

Dias: 12 de maio e 17 de junho
Horário: 15h

Orador: Miguel de Castro Neto - NOVA Cidade – Fundador e Coordenador do Urban Analytics Lab na NOVA IMS