Ver o conteúdo principal

Apresentação do estudo "Melhor Saúde: O valor do acesso ao Diagnóstico in vitro"

Apresentação do estudo "Melhor Saúde: O valor do acesso ao Diagnóstico in vitro"

Detalhe da Notícia

No passado dia 20 de setembro a NOVA IMS esteve presente no evento “Diagnóstico in vitro: mais acesso, melhor saúde”, no âmbito do estudo promovido pelo NOVA Health & Analytics Lab "O valor do acesso ao Diagnóstico in vitro", que contou com a parceria do INSA e com o apoio da Roche.

As principais conclusões deste estudo, foram apresentadas por Guilherme Victorino, Subdiretor da NOVA IMS e Coordenador do NOVA Health & Analytics Lab, e serviram de mote para a discussão desta temática com stakeholders da área da saúde.

O presente projeto insere-se no seguimento do estudo realizado em 2021 "Valor em Saúde: Estudo de Caso dos Diagnósticos in vitro”, tendo este novo estudo o objetivo de identificar possíveis oportunidades para a inovação em saúde.

Através de entrevistas com peritos e sessões de design thinking foram identificados casos de estudo dos DIV em outros países europeus e avaliadas as perceções de peritos nacionais e internacionais sobre a temática, bem como possíveis caminhos para o futuro. 

Das propostas apresentadas pelos peritos, foi salientada a importância de criação de um grupo de trabalho que agilize o processo de comparticipação/financiamento para um mais rápido e melhor acesso dos cidadãos ao diagnóstico in vitro.

Faça download das conclusões do estudo aqui.

Estudomaissaude