Ver o conteúdo principal

Estudo desenvolvido pela NOVA IMS mostra a importância e potencial dos diagnósticos in vitro

Invitro

Estudo desenvolvido pela NOVA IMS mostra a importância e potencial dos diagnósticos in vitro

Detalhe da Notícia

Pesquisa desenvolvida pela NOVA IMS mostra as potencialidades dos diagnósticos in vitro para os doentes, profissionais e para o sistema de saúde. Os resultados foram apresentados e discutidos no evento "A importância do Diagnóstico: impacto na saúde e no cidadão", uma iniciativa do Expresso com apoio da Roche.

Avaliar o impacto dos diagnósticos in vitro no sistema de saúde é o principal objetivo do estudo exploratório iniciado pela NOVA IMS, cujas primeiras conclusões foram conhecidas no evento "A Importância do Diagnóstico: impacto na saúde e no cidadão", uma iniciativa do Expresso com apoio da Roche, em que participaram especialistas, decisores políticos e representantes da indústria farmacêutica. Entre os resultados obtidos pelos investigadores estão as vantagens da testagem do HPV, que permite reduzir consideravelmente a incidência da doença e baixar a mortalidade.

“No cancro do colo do útero há exemplos de que, só por fazermos o teste, há redução de incidência em 30% e cerca de 70% na mortalidade, um impacto enorme para os custos do Sistema Nacional de Saúde (SNS)”, explica ao Expresso Guilherme Victorino, Professor e Diretor do Nova Innovation & Analytics Lab na NOVA IMS.

Leia a notícia na íntegra aqui.