Ver o conteúdo principal

Estudo do Docente Bruno Damásio para a Associação Business Roundtable Portugal

Estudo do Docente Bruno Damásio para a Associação Business Roundtable Portugal

Detalhe da Notícia

O estudo “Análise prospectiva do impacto do crescimento das grandes empresas em Portugal”, realizado pelo Professor Bruno Damásio em conjunto com uma equipa de investigação da NOVA IMS, e em colaboração com a Associação Business Roundtable Portugal (ABRP), pretende explorar que benefícios podem resultar da existência de mais de 150 grandes empresas no país. Com esse intuito, são analisados diversos indicadores como o impacto a nível do VAB (Valor Acrescentado Bruto), produtividade, salário médio nacional, exportações e receita fiscal.

Na primeira fase do estudo foi implementada uma análise estatística descritiva, com o objetivo de analisar e identificar padrões sobre as variáveis relevantes para o crescimento de grandes empresas, enquanto numa segunda fase foram desenvolvidos modelos econométricos e preditivos, com a finalidade de demonstrar a importância das grandes empresas, realçando o seu impacto em variáveis económicas de interesse.

Através dos resultados verificou-se que, entre 2016 e 2019, as grandes empresas apresentaram um VABpm (Valor Acrescentado Bruto a preços de mercado) 10 vezes superior a uma empresa média e, em 2019, as grandes empresas foram, em média, cerca 3.7 vezes mais produtivas que as empresas médias. No que respeita o investimento em projetos de investigação e desenvolvimento (I&D), verificou-se que o investimento das grandes empresas foi, em média, 6 vezes superior face ao investimento das médias empresas, entre 2016 e 2019.

A nível salarial, foram as grandes empresas que mais gastaram com os seus trabalhadores, sendo que, em média, foram gastos cerca de 31 mil euros por cada colaborador, o que significa que uma grande empresa gastou mais 30% que uma média e mais 70% que uma empresa pequena.

Participação na conferência “Querer e Crescer – Ideias para acelerar o crescimento de Portugal”

Os resultados do estudo foram apresentados no dia 20 de março, na conferência “Querer e Crescer: ideias para acelerar o crescimento de Portugal”, organizada pela ABRP, e revelam que são as grandes empresas que estimulam o crescimento económico nacional. A conferência contou com a participação de Bruno Damásio, Professor Auxiliar na NOVA IMS, enquanto Keynote Speaker.

Pode aceder a um resumo da conferência aqui.

Caso pretenda assistir à sessão completa, pode fazê-lo aqui.

 

Pode consultar também os seguintes artigos sobre o tema em destaque:

Grandes empresas garantem 62% das exportações, 71% dos impostos e 40% do emprego.

Riqueza do país aumentaria em 4% com mais 150 grandes empresas.

Grandes empresas produziram 3,7 vezes mais que as empresas médias entre 2016 e 2019.